quarta-feira, 6 de julho de 2011

Medalha do Mérito Aperipê para Thiago Fragata: uma Questão de Justiça

Thiago Fragata é um ilustre cidadão de São Cristóvão, aqui caricaturizado por Clécio Barroso.

Nota inicial: desde o natal não mexi uma palha deste blog por motivos pessoais. Mas sem delongas peço desculpas pela longa ausência. São Cristóvão não parou no tempo. Ela evolui e fatos ocorrem a cada dia, mas a minha presença tornou-se menos frequente.

No dia 8 de julho de 2011 (sexta-feira), dia da Sergipanidade que remete à independência de Sergipe em relação à Bahia em 1820, São Cristóvão celebrará também a entrega do diploma da UNESCO ao Governo de Sergipe que certifica a Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade. Esta formalidade complementa a decisão do Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em Brasília em julho do ano passado. Na ocasião, será entregue a Medalha da Ordem do Mérito Aperipê a representantes do MinC, IPHAN, Sub-PAC e ao hoje Diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata.

Dedico este texto a Thiago por ter acompanhado um pouco da sua trajetória como hábil militante cultural e estudioso da Cidade de São Cristóvão, além de ver nele uma pessoa de muita boa vontade em ajudar outros estudiosos e divulgar o que a nossa cidade tem de melhor. Eu iniciava meus estudos sobre o rio Paramopama em meados de 2005, ainda esboçando o projeto de pesquisa que resultaria na minha Monografia três anos depois, e cheguei a Thiago, então Diretor de Cultura do município, para saber as primeiras informações a respeito do meu desconhecido objeto de estudo. Fui recebido com simpatia e saí com referências de textos e ótimas informações. Com o tempo tive grandes contribuições nesta empreitada, a exemplo da ajuda do Prof. Lúcio Batista Silva.

Mas voltando a Thiago Fragata, a sua formação é de historiador pela Universidade Federal de Sergipe, lecionou por alguns anos e vem acumulando experiência na administração pública. Atualmente é diretor do Museu Histórico de Sergipe. É também militante cultural, encenando anualmente a Paixão de Cristo no papel de um ("miserável") fariseu, interpreta e escreve poemas também.

O que fez Thiago para merecer a honraria que receberá no dia 8? Foi um dos membros fundadores da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, organização da sociedade civil que divulgou a campanha e acreditou no valor da Praça São Francisco como um bem patrimonial de relevância mundial. Algumas pessoas mais céticas diziam que o interesse era em cargos. Mas o cargo e o reconhecimento ele conquistou de forma notável abraçando esta campanha de corpo e alma trabalhando em função da Praça São Francisco. Acompanhe algumas ações da campanha no Cicerone de São Cristóvão e no Por São Cristóvão. Eu também fiz parte das ações da comissão e com este blog.

Conceder a Medalha de Honra do Mérito Aperipê a Thiago Fragata é um importante gesto de reconhecimento e respeito à sociedade civil sergipana. Especialmente a quem nutre este sentimento de descoberta da sergipanidade. Também sinto-me contemplado por esta honraria. Parabéns, Thiago!

Cleverton Silva

3 comentários:

  1. Cleveton, fico emocionado com as palavras de reconhecimento. Você foi muito importante na luta para conquista do título de Patrimonio da Humanidade!

    ResponderExcluir
  2. Para bens tiago você merece.
    veja fotos em
    www.canalr5blog.blogspot.com

    ResponderExcluir