segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Parresia Produtora e a sua Inspiração em São Cristóvão




Logomarca da Parresia, produtora audiovisual.

No vai e vem pelas páginas da internet descobrimos muitas coisas interessantes e geralmente sem nenhuma relação aparente com aquilo que procuramos. O que tem a ver uma produtora de audiovisual aracajuana com a vizinha São Cristóvão? Pode haver muitas semelhanças, mas explico a que notei e como se deu essa descoberta.

Há semanas atrás a TV Atalaia (transmissora da Rede Record em Sergipe) surpreendeu ao abrir espaço na (cara) tv aberta para a Parresia, que propôs a exibição da série "Grávidos", pioneira série sergipana. Feito o acordo e iniciadas as exibições dos episódios, já exibidos na TV Cidade (canal fechado), acompanhei alguns de forma irregular por causa da dificuldade em acompanhar no horário em que nem sempre é possível estar em casa.
Lembrei-me do You Tube e encontrei o endereço para começar a assitir:


A série Grávidos é bastante divertida, satiriza séries, filmes e traz referências também dos quadrinhos, geralmente estampados nas camisas do protagonista Lucas Silva (Ravi Aynore). O Enredo é bem agradável e gira em torno de um jovem casal e sua reação diante da gravidez e as suas consequencias.

Mas voltando ao assunto, a Parresia Produtora tem uma logomarca que chamou a minha atenção (imagem no topo desta postagem): cismei que era uma foto da moça que representa a Verônica, que entoa um belo canto na Procissão do Encontro da Festa de Senhor dos Passos. Fui ao site da Parresia e li a respeito da mesma.

Tive certeza da inspiração para a logomarca e encontrei também um curta-metragem vencedor do Curta-SE (Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe) 2008 na categoria Júri Popular. O nome do curta: "Verdadeira Imagem", uma pérola muito valiosa para quem quer conhecer melhor a secular manifestação religiosa sancristovense. Este trabalho deu visibilidade ao grupo fundador da Parresia.

Para assistir Verdadeira Imagem, clique no link abaixo:


O documentário aborda especificamente a figura da Verônica, elemento importante da Festa de Passos, e conta com depoimentos de Verônica Nunes, Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estudiosa da religião católica em Sergipe; Pe. Bernardino, ex-Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão; Edigleide Torres, que representa a Verônica; e mais algumas pessoas que participam da manifestação religiosa.

Ficha Técnica:
Nome: Verdadeira Imagem
Gênero: Documentário
Direção: Italo Lucas; Karla Dias
Ano: 2007
Duração: 15min : 02s

Assistam! Garanto que vale a pena!

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário