sexta-feira, 25 de setembro de 2009

REVISTA NACIONAL PUBLICA RELATO SOBRE A III CNIJMA EM SERGIPE



Lançada pelo Ministério do Meio Ambiente durante o IV Encontro da Juventude pelo Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, no final de julho de 2009, a 3ª edição da Revista Agenda 21 e Juventude publicou artigos que registram várias experiências em educação ambiental pelo Brasil. Dentre os artigos presentes na revista, está o relato de todo o processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) em Sergipe, nas páginas 62 e 63.

Com a minha autoria (Cleverton Silva), Waldson Costa (Diretor de Meio Ambiente da Sociedade Semear) e Thiago Roberto Vieira (Coordenador da Sala Verde da Semear em Propriá), descrevemos a III CNIJMA desde a sua etapa estadual até março de 2009, passando pela nacional em abril, até maio, quando houve algumas oficinas de socialização por algumas cidades de Sergipe. Nós, autores do artigo, participamos da III CNIJMA representando o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe (CJ-SE) e oferecemos esta vivência tão gratificante para todo o Brasil.

Embora o espaço limitado da publicação nos tenha obrigado a dar um enfoque mais geral do processo, destaco aqui a bela atuação da delegação sergipana, composta por alunos de 11 a 14 anos das redes públicas municipais e estadual. Na III CNIJMA, São Cristóvão participou apenas da etapa estadual, representada pelo Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, que realizou a sua conferência escolar no dia 29 de outubro de 2008, uma grande vitória do psicólogo, professor e educador ambiental Sérgio Alex Lima, a Patrulha Ambiental (composta por alunos do colégio), a Diretora Georgina e toda a comunidade escolar.

O Ministério do Meio Ambiente, diante do sucesso das três conferências já realizadas, está tentando garantir a realização da IV CNIJMA, além de estar executando ações pós-conferência em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Para baixar (download) a publicação, acesse o link, do portal da Rejuma - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade:

http://rejuma.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=769:revista-agenda-21-e-juventude-vol-3&catid=92:publicacoes&Itemid=556

sábado, 19 de setembro de 2009

IPHAN LICITA OBRAS PARA OS CONVENTOS SÃO FRANCISCO E DO CARMO


A Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em Sergipe abrirá licitações para fazer a manutenção dos conventos São Francisco e do Carmo, que são bens tombados sob responsabilidade do órgão. Os documentos são a Tomada de Preços nº 03/2009, para contratar serviços de pintura externa do Convento São Francisco, e a Tomada de Preços nº 06/2009, que contrata projeto de recuperação estrutural para a Igreja Conventual Nossa Senhora do Carmo.

A Tomada de Preços nº 03/2009 será aberta no dia 25 de setembro (sexta-feira), às 9:00h e a Tomada de Preços nº 06/2009 será no dia 28 de setembro (segunda-feira), às 14:30h na sede do IPHAN em Sergipe, localizada à Praça Camerino, Bairro São José, em Aracaju. Mais detalhes na Edição 11.153 do Jornal da Cidade, de 18 de setembro de 2009.

Cleverton Silva

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PRIMEIRAS PALAVRAS POR SÃO CRISTÓVÃO

Discorrer sobre São Cristóvão é uma tarefa muito instigante. Primeira Capital de Sergipe, quarta cidade mais antiga do país, vasta e rica em fauna e flora, exuberante e surpreendente. Suas ruas, casas, igrejas e prédios públicos, erguidos pelo povo e por seus representantes abrigam toda a riqueza da vida cultural da cidade, dos costumes da vida privada à alegria dos eventos públicos.

Religiosidade, civismo, folia, cultura e arte constituem a alma da cidade, emoldurada pelas formas barrocas sobre o Monte Una, onde São Cristóvão se estabeleceu em 1607, após duas mudanças de sítio desde que foi fundada, em 1590. Logo abaixo, o rio Paramopama, que foi uma fonte de vida para a cidade em sua parte alta e baixa, a mãe-maré que alimentou e protegeu os seus filhos sancristovenses, hoje carece de maior gratidão das gerações presentes e futuras.

Dos engenhos de cana-de-açúcar para a industrialização e da industrialização para as esperanças com o turismo, São Cristóvão vive ciclos de decadência e retomada do seu desenvolvimento, como representado pela lendária fênix em seu brasão. No século XXI, vive muitos desafios como o crescimento populacional influenciado pela metropolização da Grande Aracaju, a busca por gestores mais responsáveis, por melhorias em infraestrutura, emprego e qualidade de vida através do desenvolvimento sustentável. Porém, em especial, São Cristóvão tem como um de seus maiores desafios se tornar Patrimônio da Humanidade.

Estes são motivos mais do que suficientes para que casa sergipano, especialmente os sancristovenses, lutem por Sergipe e por sua antiga Capital, para que a humanidade conheça São Cristóvão e seja corresponsável pela preservação do patrimônio material e imaterial que consagram a cidade. É com a função de contribuir com a memória e com o turismo no município que surge o Blog Por São Cristóvão. Aqui estarão informações sobre São Cristóvão que atenderão tanto à população quanto aos que constituem a cadeia do turismo, assim como o vasto público em todo o mundo que recorre à blogosfera para conseguir as informações que deseja.

A partir de agora, junto ao Blog Cicerone de São Cristóvão, do historiador e militante cultural Thiago Fragata, ao Coisas de São Cristóvão, de Fábio André, e ao site da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, editado pela Pastoral da Comunicação, o Blog Por São Cristóvão surge para disseminar ainda mais informações sobre a nossa querida São Cristóvão.

Cleverton Silva – Editor Por São Cristóvão