sexta-feira, 25 de setembro de 2009

REVISTA NACIONAL PUBLICA RELATO SOBRE A III CNIJMA EM SERGIPE



Lançada pelo Ministério do Meio Ambiente durante o IV Encontro da Juventude pelo Meio Ambiente, no Rio de Janeiro, no final de julho de 2009, a 3ª edição da Revista Agenda 21 e Juventude publicou artigos que registram várias experiências em educação ambiental pelo Brasil. Dentre os artigos presentes na revista, está o relato de todo o processo da III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) em Sergipe, nas páginas 62 e 63.

Com a minha autoria (Cleverton Silva), Waldson Costa (Diretor de Meio Ambiente da Sociedade Semear) e Thiago Roberto Vieira (Coordenador da Sala Verde da Semear em Propriá), descrevemos a III CNIJMA desde a sua etapa estadual até março de 2009, passando pela nacional em abril, até maio, quando houve algumas oficinas de socialização por algumas cidades de Sergipe. Nós, autores do artigo, participamos da III CNIJMA representando o Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe (CJ-SE) e oferecemos esta vivência tão gratificante para todo o Brasil.

Embora o espaço limitado da publicação nos tenha obrigado a dar um enfoque mais geral do processo, destaco aqui a bela atuação da delegação sergipana, composta por alunos de 11 a 14 anos das redes públicas municipais e estadual. Na III CNIJMA, São Cristóvão participou apenas da etapa estadual, representada pelo Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, que realizou a sua conferência escolar no dia 29 de outubro de 2008, uma grande vitória do psicólogo, professor e educador ambiental Sérgio Alex Lima, a Patrulha Ambiental (composta por alunos do colégio), a Diretora Georgina e toda a comunidade escolar.

O Ministério do Meio Ambiente, diante do sucesso das três conferências já realizadas, está tentando garantir a realização da IV CNIJMA, além de estar executando ações pós-conferência em parceria com as secretarias estaduais e municipais de educação. Para baixar (download) a publicação, acesse o link, do portal da Rejuma - Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade:

http://rejuma.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=769:revista-agenda-21-e-juventude-vol-3&catid=92:publicacoes&Itemid=556

Nenhum comentário:

Postar um comentário