quarta-feira, 16 de setembro de 2009

PRIMEIRAS PALAVRAS POR SÃO CRISTÓVÃO

Discorrer sobre São Cristóvão é uma tarefa muito instigante. Primeira Capital de Sergipe, quarta cidade mais antiga do país, vasta e rica em fauna e flora, exuberante e surpreendente. Suas ruas, casas, igrejas e prédios públicos, erguidos pelo povo e por seus representantes abrigam toda a riqueza da vida cultural da cidade, dos costumes da vida privada à alegria dos eventos públicos.

Religiosidade, civismo, folia, cultura e arte constituem a alma da cidade, emoldurada pelas formas barrocas sobre o Monte Una, onde São Cristóvão se estabeleceu em 1607, após duas mudanças de sítio desde que foi fundada, em 1590. Logo abaixo, o rio Paramopama, que foi uma fonte de vida para a cidade em sua parte alta e baixa, a mãe-maré que alimentou e protegeu os seus filhos sancristovenses, hoje carece de maior gratidão das gerações presentes e futuras.

Dos engenhos de cana-de-açúcar para a industrialização e da industrialização para as esperanças com o turismo, São Cristóvão vive ciclos de decadência e retomada do seu desenvolvimento, como representado pela lendária fênix em seu brasão. No século XXI, vive muitos desafios como o crescimento populacional influenciado pela metropolização da Grande Aracaju, a busca por gestores mais responsáveis, por melhorias em infraestrutura, emprego e qualidade de vida através do desenvolvimento sustentável. Porém, em especial, São Cristóvão tem como um de seus maiores desafios se tornar Patrimônio da Humanidade.

Estes são motivos mais do que suficientes para que casa sergipano, especialmente os sancristovenses, lutem por Sergipe e por sua antiga Capital, para que a humanidade conheça São Cristóvão e seja corresponsável pela preservação do patrimônio material e imaterial que consagram a cidade. É com a função de contribuir com a memória e com o turismo no município que surge o Blog Por São Cristóvão. Aqui estarão informações sobre São Cristóvão que atenderão tanto à população quanto aos que constituem a cadeia do turismo, assim como o vasto público em todo o mundo que recorre à blogosfera para conseguir as informações que deseja.

A partir de agora, junto ao Blog Cicerone de São Cristóvão, do historiador e militante cultural Thiago Fragata, ao Coisas de São Cristóvão, de Fábio André, e ao site da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, editado pela Pastoral da Comunicação, o Blog Por São Cristóvão surge para disseminar ainda mais informações sobre a nossa querida São Cristóvão.

Cleverton Silva – Editor Por São Cristóvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário