terça-feira, 27 de outubro de 2009

24 de outubro em São Cristóvão foi também o Dia da Ação Climática

O dia 24 de outubro é uma data especial para Sergipe, mas também para o planeta. Em Sergipe, a data era oficialmente comemorada como o feriado da independência de Sergipe com relação à Bahia. Porém, a Emenda à Constituição de Sergipe Nº 20/2000 reconhece o dia 8 de julho como a data oficial da independência.

Mundialmente, o 24 de outubro é o Dia da Organização das Nações Unidas (ONU). Como parte de uma forte mobilização de organizações ambientalistas pelo mundo para alertar sobre as mudanças climáticas, a data foi marcada por quase 5 mil ações pelo mundo. Em cerca de 170 países, variadas manifestações ocorreram em apoio à redução das emissões de CO² na atmosfera a 350 partes por milhão (p.p.m.).

Em São Cristóvão, a data foi marcada por dois atos que ocorreram pela manhã e à tarde. O primeiro ato, pela manhã, foi na feira da cidade, nas proximidades do rio Paramopama, cumprindo também com a proposta do Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, coordenada em Sergipe pelo jornalista Osmário Santos e a Frente em Defesa das Águas de Sergipe. Na atividade, representantes da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, Oxogum-Ladê, União Municipal dos Estudantes de São Cristóvão (UMESC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ong SAHUDE, estudantes e outras pessoas da comunidade se mobilizaram para retirar lixo das margens do rio Paramopama no Largo da Ponte, Porto São Francisco, Bica e Mata da Pratinha.

O número 350 foi feito com os sacos de lixo retirados do rio Paramopama no sábado pela manhã (Foto: Thiago Fragata, 2009).

À tarde, o momento foi de celebração à candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade através da Comemoração do Dia da Sergipanidade. O evento da tarde, realizado pela Sub-Secretaria de Estado do Patrimônio Cultural (Sub-Pac) e a Secretaria Municipal de Cultura, foi aberta pela Lira Sancristovense, contou também com apresentações de grupos folclóricos como o Reisado de Satu, as Taieiras de Seu Jorge, As Caceteiras de Rindu, artistas plásticos, artesãs e outros grupos.

Durante o evento, o Dia da Ação Climática também foi lembrado por Maira Nascimento, do Sub-Pac. Logo após, foi formado o número 350 com as pessoas presentes na praça. Neste momento, embora se pretendesse fazer o registro fotográfico captando o número para enviá-lo ao site oficial do 350.org, o registro não saiu como planejado e o tempo nublado não permitiu outra tentativa. Porém, apesar dos problemas ocorridos, São Cristóvão teve um dia agitado, intenso e satisfatório ao dar a sua contribuição ao dia 24 de outubro de 2009, que marca a história da humanidade como o dia da maior mobilização social já realizada.

As Taieiras de Jorge encantam o público (Foto: Cleverton Silva, 2009).



Cleverton Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário