quinta-feira, 29 de outubro de 2009

29 de outubro de 2009: um ano de Conferência Infanto-Juvenil de Meio Ambiente no Colégio Gaspar Lourenço

Participantes da conferência escolar atentos à programação (Foto: Cleverton Silva, 2008).

Há exatamente um ano, o Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço, do Bairro Apicum, próximo à Sede municipal, realizou a sua primeira Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente. A atividade fez parte da etapa de conferências escolares, que antecedeu as etapas estaduais que culminaram na III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA), realizada de 3 a 8 de abril de 2009. Ao realizar a conferência, cada escola elaborou um cartaz, elegeu um delegado e uma delegada titular e suplente, entre 11 e 14 anos, e fez o registro fotográfico dos delegados ou delegadas e do evento. Sergipe teve cerca de 100 conferências escolares realizadas e teve uma delegação de 22 alunos e alunas das redes públicas estadual e municipais.

Grupo Cultura da Senzala (Foto: Cleverton Silva, 2008).

Embora os dois representantes da escola tenham ficado de fora da delegação nacional da III CNIJMA devido à idade acima dos 14 anos, a conferência escolar do Gaspar Lourenço foi bastante diversificada sob a Coordenação do Núcleo de Educação Ambiental do colégio, composto pelo psicólogo e ambientalista Sérgio Alex Silva Lima e dos alunos e alunas que compõem a Patrulha Ambiental, formada no colégio em 2006. Toda a escola estava bem mobilizada e sintonizada ao evento, que contou com o grupo de música Cultura da Senzala, formado por alunos da comunidade; apresentação de maquetes e cartazes dentro das temáticas da III CNIJMA: Terra (biodiversidade), Água (recursos hídricos), Ar (atmosfera e aquecimento global) e Fogo (matrizes energéticas); além de discussões, palestras e a incorporação de novos integrantes da Patrulha Ambiental.

Sérgio Alex, Coordenador do NEA e organizador do evento (Foto: Cleverton Silva, 2008).

Dentre as palestras, o apícola Ricardo Thairon explanou sobre a criação de abelhas; Ana Luiza, Técnica da Diretoria de Gestão Ambiental da Deso falou sobre o trabalho da empresa e a importância das águas para a vida e Cleverton Silva, do Coletivo Jovem de Meio Ambiente de Sergipe (CJ-SE) apresentou a monografia "Águas Fluviais e o Ecoturismo em Sergipe: possibilidades no Rio Paramopama, em São Cristóvão", defendida no início de outubro de 2008 no IFS (antigo CEFET).

Novos reforços da Patrulha Ambiental (Foto: Cleverton Silva, 2008).

Hoje, um ano depois, é um dia para olhar para trás e refletir o quanto o Colégio Gaspar Lourenço evoluiu na sua compreensão sobre o meio ambiente através de sua conferência, preparar o caminho para uma possível IV CNIJMA e atuar ainda mais em prol de um meio ambiente saudável e ecologicamente equilibrado em São Cristóvão, dando um bom exemplo a Sergipe, ao Brasil e ao mundo, enfim.

Apresentação sobre o rio Paramopama (Foto: autor desconhecido, 2008).

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário