domingo, 28 de fevereiro de 2010

Festa do Senhor dos Passos 2010: Procissão de Passos

Anteontem, 27 de fevereiro de 2010, teve início a Festa de Passos, uma secular tradição na quarta cidade mais antiga do país. Como um dos eventos religiosos mais importantes de Sergipe, mais uma vez começavam a chegar as caravanas, de ônibus, carro ou até mesmo a pé, todos com destino à bela acrópole sancristovense, tomada por fiéis, com seus prédios enfeitados para a festa e com as músicas sacras ecoando pelas ruas com o sistema de caixas de som da paróquia local.

Além da agitação nas ruas, com romeiros, penitentes e demais visitantes, havia ainda alguns locais de visitação: no sobrado-sede do IPHAN, na Praça São Francisco, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo organiza a exposição fotográfica "Os Passos dos Passos", com fotos da festa por Márcio Garcez; e o Convento Carmelita, onde estavam juntas as imagens que protagonizam a Procissão do Encontro, na tarde de domingo.

À noite, teve início a Missa Campal, seguida pela Procissão de Passos, iniciada com um pequeno atraso, às 21h. Fiquem com algumas imagens do primeiro dia da Festa de Passos 2010 (fotos: Cleverton Silva)

No início da tarde, as caravanas já começavam a chegar, o ônibus maior é de Lagarto, município sergipano que sempre comparece em peso na Festa de Passos, ao lado, ônibus do também sergipano município de Estância.

O Museu Histórico de Sergipe, caracterizado para a festa.

Fotografia de Márcio Garcez, na exposição, em destaque, a Verônica e N. S. das Dores.

Uma família posa para foto na exposição.

Nelson (esq.) e Adevanilson, zelam pela exposição.

Museu dos Ex-votos

Alguns exemplares de ex-votos em madeira, destacam-se os vários tipos.

Frades Carmelitas monitoram a exposição do Museu dos Ex-Votos.

Nossa Senhora das Dores rodeada por fiéis, ao fundo, o altar-mor da Igreja Senhor dos Passos, ou Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Penitente no claustro carmelita.

A Casa do Romeiro é um dos pontos de apoio aos visitantes organizado pelos carmelitas, nela os romeiros receberam jantar no dia 27 e café da manhã no dia 28, além de abrigo para o pernoite.

Ao anoitecer, os fiéis iam chegando ao Convento Carmelita.

A nave central da Igreja Nossa Senhora da Vitória, ainda em reformas, estava pronta para receber a imagem do Senhor dos Passos.

Os comerciantes estavam a postos com os seus artigos.

A Missa Campal atraiu muitos fiéis. Durante a homilia, foi lembrado o quanto a procissão é antiga e que a imagem do Senhor dos Passos foi encontrada por pescadores no Rio Paramopama.

Penitentes esperavam a passagem do Senhor dos Passos na Rua Pereira Lobo.

As crianças são o futuro de qualquer tradição.

O Padre Bernardino conduz os fiéis até a igreja matriz.

Fiéis já lotavam a entrada da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória para receber a imagem do Senhor dos Passos.

Enfim, a imagem do Senhor dos Passos chega à igreja.

Ainda não acabou. A seguir, serão postadas as belas imagens da Procissão do Encontro, que marcou o domingo da Festa de Passos 2010.

Cleverton Silva

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Relembrando a Festa de Passos 2009

A dois dias de um dos eventos religiosos mais tradicionais de Sergipe, a Festa de Passos, é momento de relembrar (aos que vivenciaram) e demonstrar a quem ainda não conhece um pouco sobre a Festa de Passos 2009. A festa, tradicionalmente realizada no segundo fim de semana da quaresma, tem em linhas gerais dois momentos: a Procissão do Senhor dos Passos, na noite de sábado, com uma pequena procissão indo do Convento Carmelita até o seu destino, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória (em reforma este ano); o segundo momento é durante a tarde de domingo, a Procissão do Encontro, onde a Imagem de Nossa Senhora das Dores sai também em procissão do Convento Carmelita até a Praça São Francisco, encontrando-se logo após com a imagem do Senhor dos Passos, que sai da Igreja Matriz com o mesmo destino, marcando um emocionante encontro entre mãe e filho. Logo após, seguem-se o Canto da Verônica, a celebração de missa ao ar livre na Praça São Francisco e, por fim, a exposição das imagens no Largo Senhor dos Passos.

Aprecie as imagens (Cleverton Silva, 2009).

Procissão do Senhor dos Passos

Missa campal no Largo Senhor dos Passos, em frente à Igreja Senhor dos Passos, também conhecida como Carmo Menor.

Anualmente, o Largo Senhor dos Passos fica pequeno diante de tanta fé.

Ao fundo, envolta em cortina lilás, está a imagem do Senhor dos Passos, indo em direção à Igreja Matriz.

Procissão do Encontro

Dentro do Convento do Carmo, as orações e promessas.

Fiéis contemplam a imagem do Senhor Morto.

A Imagem de Nossa Senhora das Dores.

Altar-Mor da Igreja Senhor dos Passos, até então recém-reformado.

A antiga sacristia da Igreja Senhor dos Passos passou a receber os ex-votos, que ficavam no claustro, vale a pena visitar.

Zé Menino, religioso que agradece ao Senhor dos Passos sendo solidário aos romeiros.

O Governador Marcelo Deda esteve presente.

O Encontro.

Frei João, em seu último ano junto aos Carmelitas de São Cristóvão.

O Canto da Verônica.

Ruas lotadas antes do encerramento.

Bem vinda, Festa de Passos 2010! Bem vindos, romeiros e visitantes!

Cleverton Silva

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Após Animado Carnaval, a Festa de Passos em São Cristóvão

Cartaz da Festa de Passos 2010, versão semi-finalizada - clique na imagem para ampliar (concepção: Paróquia N. S. da Vitória).

No próximo sábado e domingo, 27 e 28 de fevereiro, as ruas de São Cristóvão estarão abarrotadas de pessoas novamente. Porém, ao invés da folia e da alegria sem fim de foliões e foliãs do período do carnaval, a fé será a grande motivação de fiéis católicos de Sergipe e outros Estados. A Cidade receberá novamente penitentes pagando de várias formas as suas promessas, flagelando-se, auxiliando outros penitentes ou depositando os seus ex-votos, pessoas aflitas em busca da graça divina, estudiosos e visitantes, pequenos comerciantes, pedintes nas portas das igrejas, autoridades eclesiais e até mesmo políticos dos Poderes Executivos e Legislativos municipais e estadual. Todos recompondo um cenário comum ao segundo fim de semana da quaresma que se repete há mais de 100 anos, para louvar o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

A programação está no cartaz acima e no blog da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Para conhecer melhor a tradicional Festa de Passos, clique aqui para acessar um artigo científico na Revista da Fapese, Vol. 1, nº 2, de autoria de Magno Santos e Verônica Nunes. Outro material, mais difícil de encontrar é o catálogo fotográfico e de textos "Senhor dos Passos em Todos os Passos", organizado pelo fotógrafo Márcio Garcez e lançado em 2006. Não deixe de acompanhar este blog, que estará cobrindo o evento durante os dois dias.

Cleverton Silva

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Para quem Ainda não se Contentou...

O blogueiro Fábio André estava atento a todos os Blocos que passavam na festa carnavalesca da nossa cidade (foto: Cleverton Silva, 2010).

Caso as imagens que postei do Carnaval dos Carnavais 2010 não tenham sido o bastante (provavelmente não...), confiram mais algumas imagens no blog Coisas de São Cristóvão, de Fábio André. Além de suas próprias fotografias, tem também algumas minhas e de outros colaboradores do Coisas de São Cristóvão.

Cleverton Silva.

Carnaval dos Carnavais 2010: Polo Folia no Conjunto Eduardo Gomes

Esta será a última postagem dedicada à cobertura fotográfica do Carnaval dos Carnavais 2010. Este carnaval foi marcante e aumentará ainda mais a expectativa para o Carnaval dos Carnavais 2011. Fiquem a partir de agora com as imagens no Conjunto Eduardo Gomes, onde moro, na terça-feira do Carnaval.

Imagens: Cleverton Silva, 2010.

Início da concentração dos blocos: Bloco Unidos do Tijuca, do Loteamento Tijuquinha.

Fugindo do calor, o frevo reinou em baixo da tenda.

Carnaval e irreverência tem tudo a ver. Olha a mão-boba...

A banda de frevo se aquecia na concentração.

Para espantar o calor...

Ladeira acima...

Parte do Bloco As Chiquinhas, exclusivo para mulheres, esteve no Eduardo Gomes.

O Bloco do Tijuquinha estava animado.

No centro comercial.

A Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT-SC) fez um bom trabalho.

Quase no Final de Linha, limite norte do Conjunto Eduardo Gomes.

Adeus, carnaval. Até o ano que vem!

Este foi um Carnaval inesquecível. Parabéns aos blocos, à população, Prefeitura, Governo do Estado e demais agentes envolvidos com o Carnaval dos Carnavais 2010.

Cleverton Silva.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mais Imagens: Bloco Au Au Au, Bloco João Bebe Todas e Bloco Cultura da Senzala

Bloco Au Au Au

O bloco quando despontava no Largo da Igreja e Convento do Carmo.

Passando...

Um close nas meninas...

Bloco João Bebe Todas

O Bloco João Bebe Todas talbém lembrou da candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade.


João Bebe Todas era formado por uma multidão.

João Bebe Todas ia à frente, "travado"...

Mário Sérgio encarna o personagem de forma impressionante.

Bloco Cultura da Senzala

Raimundo Teixeira, Irani, crianças e adolescentes do Apicum-Merém ofereciam para os foliões os ritmos da cultura afro-brasileira.

A Professora Irani também participou do Bloco.

A arte e a cultura conquistam os jovens do Apicum-Merém.

O Bloco Cultura da Senzala também merece os parabéns.

Fotos: Cleverton Silva, 2010.