Anteontem, 27 de fevereiro de 2010, teve início a Festa de Passos, uma secular tradição na quarta cidade mais antiga do país. Como um dos eventos religiosos mais importantes de Sergipe, mais uma vez começavam a chegar as caravanas, de ônibus, carro ou até mesmo a pé, todos com destino à bela acrópole sancristovense, tomada por fiéis, com seus prédios enfeitados para a festa e com as músicas sacras ecoando pelas ruas com o sistema de caixas de som da paróquia local.
Além da agitação nas ruas, com romeiros, penitentes e demais visitantes, havia ainda alguns locais de visitação: no sobrado-sede do IPHAN, na Praça São Francisco, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo organiza a exposição fotográfica "Os Passos dos Passos", com fotos da festa por Márcio Garcez; e o Convento Carmelita, onde estavam juntas as imagens que protagonizam a Procissão do Encontro, na tarde de domingo.
À noite, teve início a Missa Campal, seguida pela Procissão de Passos, iniciada com um pequeno atraso, às 21h. Fiquem com algumas imagens do primeiro dia da Festa de Passos 2010 (fotos: Cleverton Silva)
No início da tarde, as caravanas já começavam a chegar, o ônibus maior é de Lagarto, município sergipano que sempre comparece em peso na Festa de Passos, ao lado, ônibus do também sergipano município de Estância.
O Museu Histórico de Sergipe, caracterizado para a festa.
Fotografia de Márcio Garcez, na exposição, em destaque, a Verônica e N. S. das Dores.
Uma família posa para foto na exposição.
Nelson (esq.) e Adevanilson, zelam pela exposição.
Museu dos Ex-votos
Alguns exemplares de ex-votos em madeira, destacam-se os vários tipos.
Frades Carmelitas monitoram a exposição do Museu dos Ex-Votos.
Nossa Senhora das Dores rodeada por fiéis, ao fundo, o altar-mor da Igreja Senhor dos Passos, ou Igreja da Ordem Terceira do Carmo.
Penitente no claustro carmelita.
A Casa do Romeiro é um dos pontos de apoio aos visitantes organizado pelos carmelitas, nela os romeiros receberam jantar no dia 27 e café da manhã no dia 28, além de abrigo para o pernoite.
Ao anoitecer, os fiéis iam chegando ao Convento Carmelita.
A nave central da Igreja Nossa Senhora da Vitória, ainda em reformas, estava pronta para receber a imagem do Senhor dos Passos.
Os comerciantes estavam a postos com os seus artigos.
A Missa Campal atraiu muitos fiéis. Durante a homilia, foi lembrado o quanto a procissão é antiga e que a imagem do Senhor dos Passos foi encontrada por pescadores no Rio Paramopama.
Penitentes esperavam a passagem do Senhor dos Passos na Rua Pereira Lobo.
As crianças são o futuro de qualquer tradição.
O Padre Bernardino conduz os fiéis até a igreja matriz.
Fiéis já lotavam a entrada da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória para receber a imagem do Senhor dos Passos.
Enfim, a imagem do Senhor dos Passos chega à igreja.
Ainda não acabou. A seguir, serão postadas as belas imagens da Procissão do Encontro, que marcou o domingo da Festa de Passos 2010.
Cleverton Silva