domingo, 28 de fevereiro de 2010

Festa do Senhor dos Passos 2010: Procissão de Passos

Anteontem, 27 de fevereiro de 2010, teve início a Festa de Passos, uma secular tradição na quarta cidade mais antiga do país. Como um dos eventos religiosos mais importantes de Sergipe, mais uma vez começavam a chegar as caravanas, de ônibus, carro ou até mesmo a pé, todos com destino à bela acrópole sancristovense, tomada por fiéis, com seus prédios enfeitados para a festa e com as músicas sacras ecoando pelas ruas com o sistema de caixas de som da paróquia local.

Além da agitação nas ruas, com romeiros, penitentes e demais visitantes, havia ainda alguns locais de visitação: no sobrado-sede do IPHAN, na Praça São Francisco, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo organiza a exposição fotográfica "Os Passos dos Passos", com fotos da festa por Márcio Garcez; e o Convento Carmelita, onde estavam juntas as imagens que protagonizam a Procissão do Encontro, na tarde de domingo.

À noite, teve início a Missa Campal, seguida pela Procissão de Passos, iniciada com um pequeno atraso, às 21h. Fiquem com algumas imagens do primeiro dia da Festa de Passos 2010 (fotos: Cleverton Silva)

No início da tarde, as caravanas já começavam a chegar, o ônibus maior é de Lagarto, município sergipano que sempre comparece em peso na Festa de Passos, ao lado, ônibus do também sergipano município de Estância.

O Museu Histórico de Sergipe, caracterizado para a festa.

Fotografia de Márcio Garcez, na exposição, em destaque, a Verônica e N. S. das Dores.

Uma família posa para foto na exposição.

Nelson (esq.) e Adevanilson, zelam pela exposição.

Museu dos Ex-votos

Alguns exemplares de ex-votos em madeira, destacam-se os vários tipos.

Frades Carmelitas monitoram a exposição do Museu dos Ex-Votos.

Nossa Senhora das Dores rodeada por fiéis, ao fundo, o altar-mor da Igreja Senhor dos Passos, ou Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Penitente no claustro carmelita.

A Casa do Romeiro é um dos pontos de apoio aos visitantes organizado pelos carmelitas, nela os romeiros receberam jantar no dia 27 e café da manhã no dia 28, além de abrigo para o pernoite.

Ao anoitecer, os fiéis iam chegando ao Convento Carmelita.

A nave central da Igreja Nossa Senhora da Vitória, ainda em reformas, estava pronta para receber a imagem do Senhor dos Passos.

Os comerciantes estavam a postos com os seus artigos.

A Missa Campal atraiu muitos fiéis. Durante a homilia, foi lembrado o quanto a procissão é antiga e que a imagem do Senhor dos Passos foi encontrada por pescadores no Rio Paramopama.

Penitentes esperavam a passagem do Senhor dos Passos na Rua Pereira Lobo.

As crianças são o futuro de qualquer tradição.

O Padre Bernardino conduz os fiéis até a igreja matriz.

Fiéis já lotavam a entrada da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória para receber a imagem do Senhor dos Passos.

Enfim, a imagem do Senhor dos Passos chega à igreja.

Ainda não acabou. A seguir, serão postadas as belas imagens da Procissão do Encontro, que marcou o domingo da Festa de Passos 2010.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário