sábado, 28 de agosto de 2010

Laranjeiras - SE: um Belo Vídeo da "Cidade Irmã" de São Cristóvão

Hoje pela manhã recebi um e-mail com o link de um vídeo muito interessante sobre Laranjeiras, importante cidade sergipana, surgida a partir do século XVII e que atingiu o seu apogeu sociocultural e econômico no século XIX, através da cana-de-açúcar e de intelectuais e artistas como João Ribeiro, Horácio Hora e outros.

A mensagem com o link foi de um amigo meu, que conheci quando atuei como Guia de Turismo em Laranjeiras, entre 2007 e 2008. Esse amigo é Lucas Passos, servidor municipal lotado na Secretaria de Cultura e Turismo de Laranjeiras, licenciado em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e grande estudioso e admirador da histórica cidade. Clique no link abaixo para acessar o vídeo "Laranjeiras... O Curso da Vida" pelo You Tube, segue também ficha técnica.

http://www.youtube.com/watch?v=8wJ7oVsWWa0

Produção: RHPC 6 minutos original em 35mm
Ano: 1979
Cidade: Larajeiras / Sergipe
Companhia(s) produtora(s): Roland Henze Produções
Direção: Henze, Roland
Montagem: Henze, Roland


Lucas Passos tem blog com alguns textos (foto: desconhecido).

Vale a pena ver o vídeo, e mais ainda visitar a cidade. O vídeo, de 1979, impressiona com o contraste entre a realidade daquela época, com a maioria dos monumentos em estado de abandono e a expectativa com um futuro melhor, de desenvolvimento e da valorização cultural através de atividades como o turismo. Hoje, parte desse sonho laranjeirense é realidade, com grande parte de suas igrejas reconstruídas, como a do Bom Jesus, Sr. do Bomfim, Retiro, Comandaroba e o quateirão dos trapiches. A visitação não é tão massificada, mas as agências de turismo fazem pacotes e enviam os seus clientes turistas à cidade.
Quarteirão dos Trapiches, no vídeo (imagem: Roland Henze, 1979).

Quanteirão dos Trapiches, atual Campi da Cultura da UFS (foto: desconhecido).

Embora haja uma certa rivalidade entre moradores das duas cidades, pelo que sei até que saudável, que não passa de brincadeiras, influenciada por um período em que São Cristóvão era centro político, enquanto Laranjeiras era o centro econômico mais importante de Sergipe, pouco antes do surgimento de Aracaju, em 1855, reconheço e aprecio muito a cidade de Laranjeiras e as ótimas amizades que fiz no período em que passei por lá. Dedico esta postagem a estes amigos e amigas tão ligados a Laranjeiras.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário