domingo, 22 de agosto de 2010

Sobre o Ato de Vandalismo Contra o Monumento a Cristo

Celebração de missa no Monumento a Cristo em novembro de 2008 (Foto: Cleverton Silva, 2008).

Poucos dias após ter a Praça São Francisco elevada ao título de Patrimônio da Humanidade, São Cristóvão recebe estarrecedora notícia sobre um bem patrimonial muito querido pela comunidade: o Monumento a Cristo foi barbaramente depredado ontem, 21 de agosto de 2010. O monumento fica no topo do morro São Gonçalo, onde alguns estudiosos acreditam que houvesse uma capela, onde os Jesuítas se dedicavam à catequese. O Monumento a Cristo foi fundado em 12 de outubro de 1926, ano em que teve a imagem de Nossa Senhora da Piedade colocada na gruta maior, que fica na base do monumento e foi danificada ontem.

O fato repercute de forma muito negativa, mas fica como uma grande lição para os cuidados com o patrimônio público, tombado ou não. Veja reportagem da TV Sergipe no link abaixo:

http://emsergipe.globo.com/mediacenter/?id=39751

No final da reportagem Aglaé Fontes, Secretária de Cultura e Turismo de São Cristóvão, disse que reivindicará a partir de segunda-feira mais rondas da Polícia Militar no local e deu a boa nova sobre possíveis reformas no local a partir de novembro. Porém, outra medida, de total responsabilidade da gestão municipal está sendo esquecida: a colocação de vigilantes. A PM, prioritariamente tem por obrigação combater atos que ameacem a segurança dos cidadãos, enquanto os cuidados com o patrimônio público tem para eles importância secundária, pois o patrimônio público deve estar sob responsabilidade de vigilantes e/ou guardas municipais, estes sim devem prioritariamente zelar por estes bens.

Devido à situação de abandono, a visitação ao local por enquanto é recomendável apenas em grupos, de forma rápida e atenta, embora a visão do centro histórico seja muito convidativa. Infelizmente, o risco de assaltos no local também existe e merece rápida e enérgica solução. A gestão municipal tem por obrigação resolver esta situação, mantendo vigilância 24 horas por dia, sempre com dois vigilantes por turno. Só aí a polícia entraria com o reforço ao fazer as rondas, dando suporte aos vigilantes, e cada um cumprindo com a sua obrigação.

Não apenas a comunidade católica se sente ofendida com este ato de ousadia e intolerância. Uma das conquistas mais importantes da sociedade brasileira é a liberdade de culto, e o respeito entre as religiões deve ser um princípio presente nos atos de cada cidadão. Algumas pessoas podem não ver a depredação de imagens de gesso com tanta gravidade quanto os católicos e a comunidade da colina, mas este é um atentado à fe católica e uma ameaça a qualquer outro culto estabelecido em nossa São Cristóvão. Que atos assim não ocorram mais!

Os patrimônios histórico, natural e cultural precisam de medidas urgentes. O vandalismo na própria Praça São Francisco vem sendo denunciado, e é praticado através da passagens de carros e motos por cima da praça, pichações e depredação dos postes. Veja uma denúncia aqui. A sociedade precisa ficar atenta, se mobilizar e exigir que o poder público (União, Governo de Sergipe e Prefeitura de São Cristóvão) e judiciário adotem medidas para sanar estes problemas. Nós, sociedade, precisamos pensar cada passo e agir em conjunto com os poderes constituídos para não apenas resolver estes problemas ligados à gestão do patrimônio e segurança pública, mas também para atacar de frente as mazelas que São Cristóvão ainda carrega neste início de século XXI.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário