segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A Parresia Produtora e a sua Inspiração em São Cristóvão




Logomarca da Parresia, produtora audiovisual.

No vai e vem pelas páginas da internet descobrimos muitas coisas interessantes e geralmente sem nenhuma relação aparente com aquilo que procuramos. O que tem a ver uma produtora de audiovisual aracajuana com a vizinha São Cristóvão? Pode haver muitas semelhanças, mas explico a que notei e como se deu essa descoberta.

Há semanas atrás a TV Atalaia (transmissora da Rede Record em Sergipe) surpreendeu ao abrir espaço na (cara) tv aberta para a Parresia, que propôs a exibição da série "Grávidos", pioneira série sergipana. Feito o acordo e iniciadas as exibições dos episódios, já exibidos na TV Cidade (canal fechado), acompanhei alguns de forma irregular por causa da dificuldade em acompanhar no horário em que nem sempre é possível estar em casa.
Lembrei-me do You Tube e encontrei o endereço para começar a assitir:


A série Grávidos é bastante divertida, satiriza séries, filmes e traz referências também dos quadrinhos, geralmente estampados nas camisas do protagonista Lucas Silva (Ravi Aynore). O Enredo é bem agradável e gira em torno de um jovem casal e sua reação diante da gravidez e as suas consequencias.

Mas voltando ao assunto, a Parresia Produtora tem uma logomarca que chamou a minha atenção (imagem no topo desta postagem): cismei que era uma foto da moça que representa a Verônica, que entoa um belo canto na Procissão do Encontro da Festa de Senhor dos Passos. Fui ao site da Parresia e li a respeito da mesma.

Tive certeza da inspiração para a logomarca e encontrei também um curta-metragem vencedor do Curta-SE (Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe) 2008 na categoria Júri Popular. O nome do curta: "Verdadeira Imagem", uma pérola muito valiosa para quem quer conhecer melhor a secular manifestação religiosa sancristovense. Este trabalho deu visibilidade ao grupo fundador da Parresia.

Para assistir Verdadeira Imagem, clique no link abaixo:


O documentário aborda especificamente a figura da Verônica, elemento importante da Festa de Passos, e conta com depoimentos de Verônica Nunes, Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estudiosa da religião católica em Sergipe; Pe. Bernardino, ex-Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Vitória, em São Cristóvão; Edigleide Torres, que representa a Verônica; e mais algumas pessoas que participam da manifestação religiosa.

Ficha Técnica:
Nome: Verdadeira Imagem
Gênero: Documentário
Direção: Italo Lucas; Karla Dias
Ano: 2007
Duração: 15min : 02s

Assistam! Garanto que vale a pena!

Cleverton Silva

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Há Um Mês Cleomar Descansa...

Eu ao lado de Cleomar Brandi no dia 20 de abril de 2010, na Assembleia Legislativa de Sergipe (foto: Ellen Santos, 2010).

Hoje, 17 de agosto, completou um mês do falecimento de um grande jornalista profissional, apaixonado escritor e famoso boêmio das noites sergipanas: Cleomar Brandi. Cleomar não resistiu a um câncer que o assolava há anos, chegando a amputar as duas pernas. Apesar destas dificuldades, era um destacado profissional do jornalismo e estava trabalhando no sistema Aperipê (emissora estatal de rádio e tv em Sergipe).

Só fiquei sabendo da morte de Cleomar no dia 18, quando cheguei de viagem do interior e à margem das notícias de Aracaju. Eu apenas o havia conhecido na abertura de uma exposição coletiva na Alese, na ocasião da foto acima, mas me entristeci ao saber, pois conhecia a luta dele pela vida e para conquistar boas relações com todos à sua volta.

Ano passado, no dia 20 de abril, houve a abertura da exposição sobre a Praça São Francisco na Assembleia Legislativa, uma das ações da campanha em prol da chancela da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade. No mesmo espaço havia outras exposições também e o lançamento do último livro de Cleomar, "Os Segredos da Loba". Eu pretendia comprar e falei com ele a respeito do meu interesse pelo livro, e ele de forma simpática me presenteou com o mesmo. Como não ter boas lembranças de alguém que presenteia um recém-conhecido? Muito obrigado, Cleomar!

Agradeço-lhe mais uma vez pelo presente e pela lição de vida!

Cleverton Silva

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CONVITE

Clique na imagem para ampliar.

Medalha do Mérito Aperipê para Thiago Fragata: uma Questão de Justiça

Thiago Fragata é um ilustre cidadão de São Cristóvão, aqui caricaturizado por Clécio Barroso.

Nota inicial: desde o natal não mexi uma palha deste blog por motivos pessoais. Mas sem delongas peço desculpas pela longa ausência. São Cristóvão não parou no tempo. Ela evolui e fatos ocorrem a cada dia, mas a minha presença tornou-se menos frequente.

No dia 8 de julho de 2011 (sexta-feira), dia da Sergipanidade que remete à independência de Sergipe em relação à Bahia em 1820, São Cristóvão celebrará também a entrega do diploma da UNESCO ao Governo de Sergipe que certifica a Praça São Francisco como Patrimônio da Humanidade. Esta formalidade complementa a decisão do Comitê do Patrimônio Mundial, reunido em Brasília em julho do ano passado. Na ocasião, será entregue a Medalha da Ordem do Mérito Aperipê a representantes do MinC, IPHAN, Sub-PAC e ao hoje Diretor do Museu Histórico de Sergipe, Thiago Fragata.

Dedico este texto a Thiago por ter acompanhado um pouco da sua trajetória como hábil militante cultural e estudioso da Cidade de São Cristóvão, além de ver nele uma pessoa de muita boa vontade em ajudar outros estudiosos e divulgar o que a nossa cidade tem de melhor. Eu iniciava meus estudos sobre o rio Paramopama em meados de 2005, ainda esboçando o projeto de pesquisa que resultaria na minha Monografia três anos depois, e cheguei a Thiago, então Diretor de Cultura do município, para saber as primeiras informações a respeito do meu desconhecido objeto de estudo. Fui recebido com simpatia e saí com referências de textos e ótimas informações. Com o tempo tive grandes contribuições nesta empreitada, a exemplo da ajuda do Prof. Lúcio Batista Silva.

Mas voltando a Thiago Fragata, a sua formação é de historiador pela Universidade Federal de Sergipe, lecionou por alguns anos e vem acumulando experiência na administração pública. Atualmente é diretor do Museu Histórico de Sergipe. É também militante cultural, encenando anualmente a Paixão de Cristo no papel de um ("miserável") fariseu, interpreta e escreve poemas também.

O que fez Thiago para merecer a honraria que receberá no dia 8? Foi um dos membros fundadores da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, organização da sociedade civil que divulgou a campanha e acreditou no valor da Praça São Francisco como um bem patrimonial de relevância mundial. Algumas pessoas mais céticas diziam que o interesse era em cargos. Mas o cargo e o reconhecimento ele conquistou de forma notável abraçando esta campanha de corpo e alma trabalhando em função da Praça São Francisco. Acompanhe algumas ações da campanha no Cicerone de São Cristóvão e no Por São Cristóvão. Eu também fiz parte das ações da comissão e com este blog.

Conceder a Medalha de Honra do Mérito Aperipê a Thiago Fragata é um importante gesto de reconhecimento e respeito à sociedade civil sergipana. Especialmente a quem nutre este sentimento de descoberta da sergipanidade. Também sinto-me contemplado por esta honraria. Parabéns, Thiago!

Cleverton Silva