quarta-feira, 21 de abril de 2010

Exposição é Aberta com Sucesso na Assembleia Legislativa

Da esquerda para a direita: Cleverton Silva, Ilma Fontes, Thiago Fragata, Maira Ielena e Rildo Cavalcante (foto: Ellen Santos, 2010).

A Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade dá mais um grande passo na divulgação da Praça São Francisco e da possibilidade de Sergipe ter este bem patrimonial reconhecido pela UNESCO. Na noite de ontem, 20 de abril, foi aberta na Assembleia Legislativa de Sergipe a Exposição Atitude e Temporalidade, que reuniu no Espaço Cultural Djenal Queiroz a música de Odir Caius; as telas de Luiza Leon; o artesanato de Gilson; o relançamento do livro Os Segredos da Loba, de Cleomar Brandi; e as fotografias organizadas por Thiago Fragata para a exposição sobre a Praça São Francisco.

O acervo da exposição fotográfica é composto por dez imagens da cidade. Dentre os autores estão Marco Galvão, com uma imagem aérea, tirada durante as atividades de reconhecimento da Cidade por técnicos da UNESCO; Cazuza, com duas fotos do Reisado de Satu, durante apresentação na Praça São Francisco; Rildo Cavalcante, da Pastoral da Comunicação da Paróquia N. S. da Vitória, com quatro fotografias retratando o Convento São Francisco e o Museu Histórico de Sergipe; e eu, Cleverton Silva, que estou orgulhoso com as minhas três fotografias completando a exposição, duas delas já postadas aqui no blog.

Com a palavra, Thiago Fragata agradece a Ilma Fontes, à Alese e pede apoio ao público presente à causa da Praça (foto: Cleverton Silva e Ellen Santos, 2010).

A noite foi especial, marcada por reencontro entre amigos de São Cristóvão, de Laranjeiras e aracajuanos, assíduos ou não, que sempre prestigiam as aberturas de exposições mensalmente. O público marcou forte presença no espaço e a abertura da exposição foi um sucesso. Graças a Ilma, Thiago, Cazuza, Rildo, Marco Galvão, Maira (do Sub-Pac) e todos nós que contribuímos com essa causa, a sociedade sergipana vai conhecendo o seu patrimônio e se somando na expectativa de brevemente partilhar um bem patrimonial sergipano com toda a humanidade.

Eu também corri bastante semana passada para que essa exposição desse certo. Estou feliz e agradecido. Obrigado a todos!

Acompanhe mais fotos da exposição, que permanece até o dia 25 de maio na Alese, que fica na esquina da Praça Fausto Cardoso, centro de Aracaju (fotos: Cleverton Silva e Ellen Santos, 2010):

Ilma Fontes, Curadora do Espaço Cultural, concede entrevista à TV ALESE.

Sancristovenses na abertura, da esquerda para a direita: Sérgio Alex, Thiago Fragata, eu, Anderson e Rildo.

Momento da abertura da exposição com um bom público presente.

Eu entre o pessoal de Laranjeiras, da esquerda para a direita (exceto pela mulher, que não recordo o nome): Gilson, eu, Demar e Marcos.

Ellen Cláudia e Amanda, minhas queridas amigas de pós-graduação, prestigiaram o evento. Ambas conhecem um pouco da nossa luta por São Cristóvão e pela Praça São Francisco (foto: Rildo Cavalcante, 2010).

O simpático jornalista Cleomar Brandi, um exemplo de vida, profissionalismo e amor a Sergipe. Ele me presenteou com o seu livro.

Algumas peças em argila de Gilson: seu próprio busto, como Almirante da Chegança de Laranjeiras; a Igreja N. S. da Conceição dos Pardos e uma Virgem Maria.

Cleverton Silva

Um comentário: