O que um museu pode oferecer ao seu público numa sexta-feira à noite? O Museu Histórico de Sergipe (MHS) ofereceu cinema com direito à pipoca e refrigerante para a comunidade sancristovense que prestigiou a segunda noite do Projeto Cinema no Museu, que integra o Projeto Cinema para Todos, do Governo de Sergipe. No ano em que comemora os seus 50 anos como instituição museal, o MHS busca estreitar os laços de amizade com a comunidade, promovendo atividades que vão além da salvaguarda de um acervo que reconstitui o passado de Sergipe.
O público, predominantemente composto por crianças, lotou o Auditório Maria Thétis Nunes para assistir a duas produções do animador Marcelo Roque Belarmino, que tematizam o folclore sergipano e são parte da série "As Aventuras de Seu Euclides". Parafusos e Chegança são os dois primeiros curtas-metragens da série, mas o autor pretende lançar outras produções. Os curtas, acompanhados pela pipoca e o refrigerante fizeram as crianças e seus pais acompanharem atentamente a programação.
Durante o evento, o Diretor do MHS, Thiago Fragata, anunciou que o auditório do museu passará por melhorias para as comemorações dos 50 anos do MHS, em março. Em decorrência das adaptações, o espaço não receberá o projeto. Porém, dia 26 de fevereiro, véspera da secularmente tradicional Festa de Passos, será apresentado um documentário produzido na Universidade Tiradentes (UNIT) sobre a mesma, dando continuidade ao projeto na Praça São Francisco, em exibição a céu aberto.
Ao final da exibição, a equipe da Aperipê TV, emissora estatal sergipana que esteve presente para registrar o evento colheu os depoimentos de crianças e adultos, inclusive do Diretor do MHS. Todo o material será editado para a produção de um vídeo institucional do Projeto Cinema Para Todos, que visa levar sessões de cinema ao interior de Sergipe e do qual o Projeto Cinema no Museu fez parte.
Parabéns a toda a equipe envolvida com o projeto!
Cleverton Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário