sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Comunidade Sancristovense Prestigia a Segunda Noite do Projeto Cinema no Museu

Crianças assistem atentamente ao curta-metragem de animação "As Aventuras de Seu Euclides: Parafusos", de Marcelo Roque (foto: Cleverton Silva, 2010).

O que um museu pode oferecer ao seu público numa sexta-feira à noite? O Museu Histórico de Sergipe (MHS) ofereceu cinema com direito à pipoca e refrigerante para a comunidade sancristovense que prestigiou a segunda noite do Projeto Cinema no Museu, que integra o Projeto Cinema para Todos, do Governo de Sergipe. No ano em que comemora os seus 50 anos como instituição museal, o MHS busca estreitar os laços de amizade com a comunidade, promovendo atividades que vão além da salvaguarda de um acervo que reconstitui o passado de Sergipe.

Cinema e pipoca gratuitos: uma fórmula de felicidade (foto: Cleverton Silva, 2010).

Osvaldina (servidora), Neverton, Murilo e Rosângela (estagiários) marcaram presença e colaboraram bastante com a atividade (foto: Cleverton Silva, 2010).

O público, predominantemente composto por crianças, lotou o Auditório Maria Thétis Nunes para assistir a duas produções do animador Marcelo Roque Belarmino, que tematizam o folclore sergipano e são parte da série "As Aventuras de Seu Euclides". Parafusos e Chegança são os dois primeiros curtas-metragens da série, mas o autor pretende lançar outras produções. Os curtas, acompanhados pela pipoca e o refrigerante fizeram as crianças e seus pais acompanharem atentamente a programação.

O Diretor Thiago Fragata conta ao público as novidades para o Projeto em fevereiro (foto: Cleverton Silva, 2010).

Durante o evento, o Diretor do MHS, Thiago Fragata, anunciou que o auditório do museu passará por melhorias para as comemorações dos 50 anos do MHS, em março. Em decorrência das adaptações, o espaço não receberá o projeto. Porém, dia 26 de fevereiro, véspera da secularmente tradicional Festa de Passos, será apresentado um documentário produzido na Universidade Tiradentes (UNIT) sobre a mesma, dando continuidade ao projeto na Praça São Francisco, em exibição a céu aberto.

Os jovens expectadores falam com satisfação sobre a divertida noite no MHS e sobre a importância do projeto (foto: Cleverton Silva, 2010).

Ao final da exibição, a equipe da Aperipê TV, emissora estatal sergipana que esteve presente para registrar o evento colheu os depoimentos de crianças e adultos, inclusive do Diretor do MHS. Todo o material será editado para a produção de um vídeo institucional do Projeto Cinema Para Todos, que visa levar sessões de cinema ao interior de Sergipe e do qual o Projeto Cinema no Museu fez parte.

Parabéns a toda a equipe envolvida com o projeto!

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário