sábado, 20 de fevereiro de 2010

Após Animado Carnaval, a Festa de Passos em São Cristóvão

Cartaz da Festa de Passos 2010, versão semi-finalizada - clique na imagem para ampliar (concepção: Paróquia N. S. da Vitória).

No próximo sábado e domingo, 27 e 28 de fevereiro, as ruas de São Cristóvão estarão abarrotadas de pessoas novamente. Porém, ao invés da folia e da alegria sem fim de foliões e foliãs do período do carnaval, a fé será a grande motivação de fiéis católicos de Sergipe e outros Estados. A Cidade receberá novamente penitentes pagando de várias formas as suas promessas, flagelando-se, auxiliando outros penitentes ou depositando os seus ex-votos, pessoas aflitas em busca da graça divina, estudiosos e visitantes, pequenos comerciantes, pedintes nas portas das igrejas, autoridades eclesiais e até mesmo políticos dos Poderes Executivos e Legislativos municipais e estadual. Todos recompondo um cenário comum ao segundo fim de semana da quaresma que se repete há mais de 100 anos, para louvar o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores.

A programação está no cartaz acima e no blog da Paróquia Nossa Senhora da Vitória. Para conhecer melhor a tradicional Festa de Passos, clique aqui para acessar um artigo científico na Revista da Fapese, Vol. 1, nº 2, de autoria de Magno Santos e Verônica Nunes. Outro material, mais difícil de encontrar é o catálogo fotográfico e de textos "Senhor dos Passos em Todos os Passos", organizado pelo fotógrafo Márcio Garcez e lançado em 2006. Não deixe de acompanhar este blog, que estará cobrindo o evento durante os dois dias.

Cleverton Silva

Um comentário:

  1. Poxa, tá aí uma festividade que eu gostaria de acompanhar de perto. Lembro de minha infância minha mãe me levava muito pra prossição, de branco, acho que era alguma promessa que já acabou! Legal esse anúncio. Beijos da amiga Ellen.

    ResponderExcluir