terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Manhã Ecopedagógica animou a Bica dos Pintos na última sexta-feira

Sérgio Alex, Vice-Presidente da ong SAHUDE, coordenou a atividade e contou com a participação de crianças e adultos da comunidade (foto: Cleverton Silva, 2010).

Na última sexta-feira (8-1-2010), aconteceu a primeira atividade socioambiental do ano no município de São Cristóvão. O local escolhido foi o Parque João Alves Filho, popularmente conhecido como Bica dos Pintos e que era bastante visitado nas décadas de 80 e 90 do século passado. A ideia de realizar a manhã ecopedagógica surgiu a partir da constatação do estado de abandono deste importante espaço ecológico de grande referencial para o município. A Bica dos Pintos é detentora de resquícios da Mata Atlântica, praticamente extinta em Sergipe, e possui também alguns mananciais de águas límpidas que desaguam no rio Paramopama, rio de extrema importância para o desenvolvimento da cidade e para a população.

A Manhã Ecopedagógica foi organizada pela Sociedade para o Avanço Humano e Desenvolvimento Ecosófico (SAHUDE) sob a coordenação do Professor Sérgio Alex, que atua no Colégio Estadual Padre Gaspar Lourenço junto com a Patrulha Ambiental, grupo de alunos da escola que também colaborou com o evento. Outros parceiros na realização do evento foram a Secretaria de Meio Ambiente do município, a Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, a Diretoria de Gestão Ambiental da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO), Museu Histórico de Sergipe, Rede Ewé Lará, Associação de Moradores do Povoado Colônia Pintos e Associação Cultural e Artística de São Cristóvão (ACASC), Loc Empreendimentos (serviço de coleta de lixo e outros serviços urbanos), além de crianças e adultos da comunidade.

Sérgio Alex e equipe da Diretoria de Gestão Ambiental da DESO (foto: Cleverton Silva, 2010).

Ás 9h da manhã, foi realizada a abertura, com a apresentação dos objetivos da ação e os parceiros envolvidos, seguido de mutirão para a retirada de lixo do local. Com luvas e sacos de lixo, parceiros da ação e voluntários da comunidade, entre elas crianças, adolescentes e adultos, recolhiam papel, sacolas plásticas, plástico e outros materiais sintéticos prejudiciais quando são descartados de forma irreponsável nos ambientes naturais. No momento da limpeza do espaço, os garis disponibilizados pela Loc Empreendimentos para o evento demonstraram o quanto é imprescindível o trabalho que realizam, prestando um serviço que lhes trazem riscos de saúde, mas que muito contribui para o bem-estar coletivo daqueles que vivem em ambiente urbano (veja aqui o cúmulo do preconceito de Boris Casoy contra os garis, o seu histórico anti-democrático e a Carta Aberta à População do Sindicato dos Garis e Varredores).

Os garis da Loc em ação, colaborando com bom humor, disposição e dignidade na limpeza da Bica dos Pintos (foto: Cleverton Silva, 2010).

Após a ação de limpeza, a Manhã Ecopedagógica foi encerrada com conscientização e uma dinâmica de grupo em roda. A conscientização ficou a cargo do Grupo Teatral Loucos por Loucos, de São Cristóvão, que apresentou a peça "SOS Paramopama: o rio pede socorro", onde o elenco interpreta de forma bem humorada personagens populares como pescadores e marisqueiras que dependem do rio e utilizam o lixo durante as peças para representar as espécies que vivem no rio ameaçado pela poluição e que perpassa a bica. A peça fez sucesso com o público presente, especialmente com as crianças.

Loucos por Loucos chamam a atenção e sensibilizam as crianças (foto: Cleverton Silva, 2010).

Acompanhe mais fotos:

Loucos por Loucos dá a mensagem para a comunidade.

Sérgio Alex, Patrulha Ambiental e Maria da Glória após a ação.

Cleverton Silva.

3 comentários:

  1. Bravo, que trabalho inspirador!!!

    Vem da gente de São Cristóvão uma grande lição de educação popular e de cuidado com os nossos seres vivos.
    Tudo está conectado: os rios, as crianças, as práticas...
    Gostaria muito de participar do próximo evento e de levar meu filho de 08 anos, Ravi.

    Um abraço fraterno,

    Rita Simone
    Jornalista

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, concientizar é o melhor remédio!
    Valdineide Mangueira

    ResponderExcluir
  3. De São Cristóvão sempre saem as mais ricas e expressivas experiências. Somos a gênese da sergipanidade.
    Estivemos presente no evento na nossa Bica dos Pintos e participamos de mais esta tentativa para salvar o mundo. Fizemos a nossa parte.
    Parabéns a Serginho e os que fazem a SAHUDE.

    MARCOS SANTANA
    Fanático por São Cristóvão

    ResponderExcluir