domingo, 17 de janeiro de 2010

Por São Cristóvão começa 2010 com ótimas conquistas

Vista do Centro de São Cristóvão a partir do Morro de São Gonçalo, onde se localiza o Monumento a Cristo (foto: Cleverton Silva, 2008).

Mal chegamos à metade de janeiro e o ano 2010 já está trazendo ótimas surpresas para São Cristóvão e também para este blog. Alguns eventos têm acontecido na cidade por esses dias e eu não pude cobrir pelo pouco tempo disponível e por ter passado alguns dias sem a máquina fotográfica. Porém, é interessante frisar que o ano de 2010 já começa promissor em São Cristóvão.

Grupo União, coordenado por Jorge do Estandarte, durante a apresentação das Taieiras em agosto de 2009 (foto: Cleverton Silva, 2009).

No primeiro dia do ano, foi realizada a comemoração do aniversário da cidade, os 420 anos de fundação, numa cerimônia simples, porém muito importante, pois apesar de toda a relevância da data, o poder público local não realizava nada até então. De 7 a 10 de janeiro, o talento dos artistas de São Cristóvão se fez presente junto a outras manifestações de Sergipe no 35º Encontro Cultural de Laranjeiras, evento nacionalmente conhecido que celebra a Festa de Reis no município de Laranjeiras, também conhecido pelo seu rico patrimônio material e imaterial. Dentre os grupos que lá se apresentaram, estão o The Baggios (banda de rock); as Cias. de Dança Nelson Santos, Grupo Livre e Rick di Karllo; o Grupo de Teatro Loucos Por Loucos; além dos vários grupos folclóricos como: Samba de Coco União, Dança Portuguesa, Reisado da Paz, Taieiras, Chegança, Caceteira de Rindu, Samba de Coco da Ilha Grande e Reisado Mirim.

Grupo Loucos Por Loucos, em apresentação da peça "SOS Paramopama: o Rio Pede Socorro", durante a Pesca Ecológica de Pneus, em 2008 (foto: Cleverton Silva, 2008).

No dia 8 de janeiro foi noticiada aqui mesmo a Manhã de Sol Ecopedagógica na Bica dos Pintos, realizada pela Ong SAHUDE, que animou o dia naquele belo espaço detentor de belas matas e fontes de águas cristalinas muito utilizadas pela comunidade. No dia 15, o Museu Histórico de Sergipe, sob a direção do historiador Thiago Fragata, mais uma vez abriu as portas à comunidade para iniciar o projeto Cinema no Museu, que exibiu alguns curtas metragens e o longa brasileiro Orquestra dos Meninos, que foi totalmente gravado em Sergipe nos municípios de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras e Santo Amaro. O projeto Cinema no Museu foi um sucesso na primeira noite e segundo o Diretor Thiago Fragata, ocorrerá quinzenalmente.

Muitos acontecimentos na cidade serão noticiados ainda. A comunidade já se prepara para o carnaval, no início de fevereiro, e para a Festa de Passos, uma das mais expressivas e conhecidas romarias de Sergipe e do país, que nos dias 27 e 28 de fevereiro levarão centenas de milhares de fiéis às ruas da antiga cidade. Muitas surpresas virão ainda durante o ano de 2010, a exemplo da reunião do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO em julho na Capital Federal (Brasília)

Não apenas São Cristóvão vive um bom momento. O blog Por São Cristóvão, que tem na cidade a sua razão de existir, acaba de ultrapassar 500 acessos (contando pessoas ou computadores diferentes) desde quando surgiu em setembro de 2009. No dia 31 de dezembro de 2009 eram pouco mais de 330 acessos, e em pouco mais de 15 dias o blog ultrapassou os 500 acessos, o que é um resultado surpreendente. Todas as páginas da internet possuem uma qualificação, uma espécie de ranking de sites chamado PageRank. Há pouco mais de uma semana, o blog Por São Cristóvão galgou a posição 1/10, sendo o total em crescente até 10/10.

Sites jornalísticos altamente acessados como o Conversa Afiada, de Paulo Henrique Amorim, e Viomundo, de Luiz Carlos Azenha, têm o nível 5/10 no PageRank. Não há intenção deste blog em si de galgar mais posições neste ranking de sites, mas sim de tornar São Cristóvão ainda mais conhecida, de valorizar o que a cidade tem de bom e provar que não há apenas mazelas, como contraponto ao pessimismo de algumas pessoas da comunidade sancristovense, que até se declaram contrárias a obtenção do título de Patrimônio da Humanidade pela Praça São Francisco.

Esta posição no ranking de sites é modesta, mas é também a concretização da qualidade não apenas dos textos ou do layout, mas principalmente dos conteúdos com relação direta ao cotidiano da cidade e o encanto que ela desperta no Brasil e no mundo. Agradeço a todos e a todas que interagem com este blog lendo, comentando e fazendo as coisas acontecerem pela cidade, o Brasil e o mundo. Hoje, o blog Por São Cristóvão é mais que um experimento ou um diário virtual, é também uma ferramenta para conhecer, atrair-se e se encantar pela histórica cidade.

Cleverton Silva.

3 comentários:

  1. Oi, Cleverton. Muito bonito seu blog. Dá pra perceber que você é apaixonado por São Cristóvão. que me pareceu, pelas imagens e texto, ser um lugar belo e aconchegante.
    abs
    Alvaro (do blog Horus)

    ResponderExcluir
  2. saudades da minha cidade q me entristece o coração
    por esta longe espero poder voltar e encontrar essa cidade cada vez mais linda

    ResponderExcluir
  3. saudades da cidade q eu fui criado apesar de ser carioca eu me considero um são cristovense assido

    ResponderExcluir