terça-feira, 9 de março de 2010

5 de março de 2010: Abertura da Comemoração dos 50 anos do Museu Histórico de Sergipe

No dia 5 de março, sexta-feira, o Museu Histórico de Sergipe (MHS) chegou aos seus 50 anos de fundação. Situado no antigo Palácio Provincial, construído na década de 1820, o MHS foi a concretização de uma ideia surgida em uma roda de conversas durante reunião do Clube Sergipano, em 1959, envolvendo Lauro Fontes (IPHAN), o pesquisador José Calasans, o Secretário de Governo Junot Silveira e o Governador Luis Garcia.

As comemorações ainda não terminaram. Dia 17 de março, marcado pelo feriado da mudança da Capital de São Cristóvão para Aracaju, será aberta a sala de exposições temporárias com a exposição tematizando a Mudança da Capital e a Lição de João Bebe-Água. Será um momento para reviver a história de Sergipe, aprender mais e desmistificar alguns mitos criados em torno da vida e das ações de um dos cidadãos que mais demonstrou amor a São Cristóvão.

A pretensão da comissão organizadora do Cinquentenário do MHS é encerrar as festividades com a inauguração do Projeto Luminotécnico da Praça São Francisco, onde está situado o museu, no início de abril deste ano. O Diretor do MHS, Thiago Fragata, agradeceu ao público presente e salientou que o MHS não serve apenas para a salvaguarda de objetos do passado, mas é também um espaço para os estudos e a pesquisa.

O Secretário Adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, disse estar honrado por representar o Governo de Sergipe num momento tão especial, justificando a ausência da titular Eloísa Galdino, que viajou de última hora e teve de se ausentar. Estiveram presentes também ex-diretores do MHS, Manoel Ferreira, um dos primeiros, e Pitágoras Andrade, antecessor de Thiago Fragata.

Para saber mais, leia matéria especial na Agência Sergipe de Notícias: http://www.agencia.se.gov.br/noticias/leitura/materia:18378/museu_historico_de_sergipe_celebra_50_anos_em_missa_solene.html

Acompanhe algumas imagens da tarde comemorativa na matéria acima e a seguir (Fotos: Cleverton Silva).

As obras de escavação e adaptação ainda estão sendo realizadas, pois elas precedem a colocação da fiação terrestre da Praça São Francisco.


Thiago agradece ao público presente e fala sobre o passado e o futuro do Museu.

Manoel ferreira, ex-Diretor octogenário e orgulhoso por ser parte da história do MHS.

Marcelo Rangel, representando o Governo de Sergipe.

O Ex-Diretor Pitágoras Andrade dirigiu o MHS enquanto o mesmo estava em reformas, acompanhando as obras e contribuindo para a conservação do acervo e reabertura do museu.

Dentre os presentes ao evento, a simpática e discreta artista plástica sancristovense Vesta Viana.

Cleverton Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário