sexta-feira, 26 de março de 2010

Mobilização Social em Prol do Rio Paramopama foi Apresentada no III ENREHSE

A manhã do dia 26 foi aberta pelo Professor Marcos Callisto, da UFMG, abordando o tema "Água e Cidades" (Foto: Cleverton Silva, 2010).

Nesta sexta-feira, 26 de março, o III Encontro de Recursos Hídricos de Sergipe (III ENREHSE) foi encerrado. Foram três dias de ricos debates sobre a situação dos recursos hídricos em Sergipe. Neste ano, as novidades em relação ao II ENREHSE foram os resumos, que passaram a ser Resumos Expandidos, com inclusão de figuras (imagens e outros elementos gráficos), enriquecendo ainda mais os trabalhos em relação aos seus conteúdos.

A outra novidade ficou por conta do convite a palestrantes, altamente gabaritados na área de recursos hídricos, que abordaram temas como gestão de recursos hídricos; modelos hidrológicos e geotecnológicos; água no meio rural; água e cidades e gestão participativa das águas. Cada uma das palestras, com convidados de dentro e fora de Sergipe, antecedia as Sessões Técnicas, momentos em que os participantes que submeteram trabalhos para apresentação divulgaram os resultados de suas pesquisas, abordando os recursos hídricos de forma holística e transdisciplinar, permitindo aos participantes ter acesso a outras tecnologias e abordagens.

Abrindo a Sessão Técnica 6, abordo a mobilização social em benefício do rio Paramopama (foto: Jackson Leite, 2010).

Após a última palestra, de José Holanda Neto (Seagri), com o tema "Gestão Participativa - Contribuição ao Debate", foi aberta a 6ª Sessão Técnica, tendo como a primeira apresentação o tema: "Rio Paramopama em São Cristóvão - SE - Brasil: a mobilização social em busca da sua conservação, de 2008 a 2010", de minha autoria. As ideias centrais do trabalho apresentado giram em torno do reconhecimento das agressões sofridas pelo rio Paramopama e as ações deflagradas por mobilizações como a Campanha Praias e Rios, capitaneada em Sergipe por Osmário Santos, e a campanha da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, que para conceder a chancela, a UNESCO exigiu maiores cuidados com o rio Paramopama.

O público, atento a todas as apresentações, gostou da abordagem utilizada na apresentação (foto: Jackson Leite, 2010).

Os trabalhos do III ENREHSE ainda estarão passíveis de reformulação para publicação nos anais do evento. Quando forem disponibilizados, serão postados através de um link por aqui. Para saber mais, acompanhe matéria da SEMARH. Baixe aqui o Resumo e os slides da minha apresentação sobre o rio Paramopama no II ENREHSE, de 2009.

Marcus Cruz, da Embrapa, no encerramento do evento, à direita de Marcus, o Superintendente de Recursos Hídricos, Ailton Rocha (foto: Cleverton Silva, 2010).

Breve, aguarde uma matéria sobre o evento, com uma reflexão maior sobre São Cristóvão e as questão que permearam o município durante o III ENREHSE.

Cleverton Silva

2 comentários:

  1. Parabéns, Cleverton, sua atuação em prol do meio ambiente tem fortalecido as ações no município de São Cristóvão. Tem uma frase de Lennon que vale recordar "pense globalmente e atue localmente".

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Thiago! Tenho que agradecer a vocês daí da Sede por terem contribuído ativamente com esse processo do qual fiz parte e que consegui levar aos participantes do evento.

    ResponderExcluir