sábado, 1 de maio de 2010

Sergipe de Todos Movimentou São Cristóvão

A Primeira Dama Eliane Aquino (à direita), esposa do Governador Marcelo Deda, coordena os trabalhos do Sergipe de Todos (foto: Cleverton Silva, 2010).

O dia 30 de Abril de 2010 foi especial para o Governo de Sergipe e para São Cristóvão. Através do Sergipe de Todos, ação do governo estadual que segue a proposta de disponibilizar uma série de serviços públicos às populações dos municípios sergipanos, Prefeitura e Governo de Sergipe dedicaram um dia de muita atenção à sofrida e guerreira população de São Cristóvão. Vários órgãos governamentais montaram estandes na Praça da Matriz, seja para disponibilizar emissão de documentos como CNH e RG, para acessar a internet, participar de dinâmicas o oficinas, ficar por dentro de temas de educação ambiental e várias outras atividades.

O Sobrado da antiga Câmara e Cadeia, atual Secretaria Municipal da Educação, ficou à disposição da Secretaria de Estado do Trabalho (foto: Cleverton Silva, 2010).

O Sergipe de Todos em São Cristóvão, além de levar animação à cidade, oportunizou um importante momento de lembrar a candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade. O Governador Marcelo Deda, presente ao evento, aproveitou a palavra franqueada para mencionar os esforços do seu governo para garantir o cumprimento das exigências da UNESCO para a chancela. Vestido a caráter, com a camisa oficial da campanha, Deda chamou a atenção para uma das maiores provações no sentido de sergipanidade, tanto à população local quanto aos políticos da região, que marcaram forte presença no evento. Outro aspecto positivo foi ver o andamento de algumas obras, como a pintura do frontão da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória e das instalações elétricas, postes e refletores na Praça São Francisco.

Deda, após "reger" a Lira Sancristovense, dirige suas palavras ao público e à Praça São Francisco (foto: Cleverton Silva, 2010).

Veja abaixo algumas atividades e estandes (fotos: Cleverton Silva, 2010):

Seides - Sec. de Estado da Inclusão Social

Seides e SRV foram representados por Cláudia, que apresentou uma tecnologia social (TS), o fogão solar à população.

Um dos três fogões solares. Neste era preparado o kibe.

Crianças e adultos provaram e aprovaram o kibe e a banana da terra.

Na busca por alternativas viáveis, a Seides e a SRV estão difundindo uma das várias tecnologias sociais desenvolvidas mundo afora: o fogão solar. A proposta do fogão solar é fazer o aproveitamento de materiais como papel alumínio, papelão, vidro e alguns outros componentes para substituir os fogões convencionais, a gás ou lenha, na cocção de alguns tipos de alimento. O delicioso cardápio na Praça da Matriz foi kibe e banana da terra. Os populares que passavam no estande e conheceram o fogão solar demonstraram muito interesse, dizendo até que gostariam de ter um.

Para aprender mais e montar o seu fogão solar, clique aqui.

Deso - Companhia de Saneamento de Sergipe

A Diretora de Gestão Ambiental da Deso, Lilian de Lins Wanderley, ao lado de maquete representando uma estação de tratamento de água e esgoto.

A Deso também lançou mão de uma esquete teatral para educar a população sobre o uso da água.

Seel - Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer

Secretário Maurício Pimentel (dir.) ao lado do Mestre Satu.

A Seel levou à população o pimbolim e outros brinquedos esportivos.

Semarh - Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos

A convite da Semarh, o grupo teatral Loucos por Loucos volta a apresentar a peça "SOS Paramopama: o rio pede socorro".

Augusta, da Semarh, conduz o jogo da memória com as crianças.

Momento do plantio de mudas na Praça da Bíblia (foto: Maria Augusta, 2010).

A Semarh promoveu uma gama variada de atividades, atividades lúdicas, esquete teatral, distribuição e exposição de materiais informativos, plantio de mudas e gincana ambiental. Foram plantadas seis mudas na Praça da Bíblia: 2 de pau-brasil, 2 de ipê-amarelo e 2 de nim. Durante o plantio, estiveram presentes Eliseu Carmelo, Secretário Municipal do Meio Ambiente; Valmir Silveira, Presidente do Instituto de Meio Ambiente e Preservação à Natureza (Imba); o grupo Loucos por Loucos; e técnicos e estagiários da Semarh e Adema. A tarde, houve a Gincana Ambiental envolvendo as escolas. Clique aqui para acompanhar como foi a Gincana Ambiental.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário