sexta-feira, 9 de abril de 2010

O Porque do Sumiço...

Noêmia Lobão, da Semarh, realizando uma dinâmica de grupo, eu estou à direita dela (foto: Semarh, 2010).

No período de 5 a 9 de abril, estive no Hotel Parque dos Coqueiros, em Aracaju, participando do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais de Sergipe (PNC Sergipe). A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e Ministério do Meio Ambiente (MMA) teve por público-alvo pessoas atuantes na área ambiental em seus municípios, sendo elas ligadas ao poder público ou à sociedade civil.

O objetivo da capacitação é o fortalecimento do Sistema Nacional do Meio Ambiente, o SISNAMA, através da estruturação dos Sistemas Municipais de Meio Ambiente (SISMUMAs), raramente formados em nosso municípios. Representando São Cristóvão, estivemos eu (Cleverton Silva), Maristela Tomás Santos (sociedade civil - Rede Ewe-Lará), Cláudio "do Sanclau" Alves Lima (Vice-Prefeito de São Cristóvão) e Cleodon Teodósio (Coordenador da Vigilância Sanitária municipal). Outros municípios também participaram.

Em suas 60 horas de duração, durantes os 3 turnos, trocamos informações e experiências com pessoas da Grande Aracaju e outros municípios. Porém, as chuvas dessa semana causaram preocupação a muitos. Nas chuvas da quinta-feira (8-4), São Cristóvão, N. S. do Socorro, Maruim, Carmópolis e Laranjeiras sofreram com alguns pontos de alagamento, alguns integrantes do curso voltaram às pressas para seus municípios para mobilizar a Defesa Civil e ajudar da melhor forma possível os municipes. Porém, o curso foi concluído sem maiores problemas.

Esperamos que a partir de agora, possamos mobilizar toda a sociedade sergipana para colocar o meio ambiente definitivamente em pauta, estruturar os SISMUMAs e trazer os benefícios advindos deles no futuro próximo. Breve, teremos um plano de ação para São Cristóvão e mais notícias.

Para saber sobre o PNC Sergipe, acesse: http://www.semarh.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=646

Para saber do que se trata o SISNAMA, acesse: http://www.mma.gov.br/port/conama/estr1.cfm

Cleverton Silva

2 comentários:

  1. Então tá bem justificado...
    Mas temos avanços na nossa campanha! Apareça, que você é sempre bem vindo!
    Abraço,
    Maíra

    ResponderExcluir
  2. Novamente mostrando seu empenho e trabalho em mudar a realidade sergipana Cleverton, tenho muito orgulho de você! :)

    Ah, e além disso, vc ta muito bem na foto!!

    Beijoss da sua amiga paulista
    Verônica

    ResponderExcluir