quinta-feira, 15 de abril de 2010

Rosana Lanzelotte e Quarteto de Cordas da ORSSE Levaram Música Erudita a São Cristóvão

Mais uma vez a música clássica ecoou na Igreja São Francisco (foto: Cleverton Silva, 2010).

Ontem, 14 de abril, um dia após a forte enchente na parte baixa da cidade, o clima era de reconstrução e relativa tranquilidade, onde as famílias atingidas calculavam as suas perdas e tentavam retomar a rotina na histórica cidade. Para fazer bem à auto estima da população sancristovense, o Circuito BNDES Música Brasilis 2010 trouxe a cravista Rosana Lanzelotte e o Quarteto de Cordas da Orquestra Sinfônica de Sergipe (ORSSE), composto pelos violinistas Márcio Rodrigues e Marcos Gonçalo, Cleverson Cremer (viola) e Pedro Beviláqua (violoncelo).

Os músicos apresentaram na Igreja do Convento São Francisco um repertório de Johann Sebastian Bach, Carlos Gomes e Heitor Villa-Lobos para um variado e numeroso público, incluindo pessoas de todas as idades, especialmente crianças que ficaram encantadas com a boa música, tão quietas que pareciam hipnotizadas nas primeiras filas dos bancos da Igreja. A abertura do evento ficou a cargo do Regente da ORSSE, Guilherme Mannis, que falou sobre o grupo e as suas apresentações.

Ao fundo, Guilherme Mannis, da ORSSE (foto: Cleverton Silva, 2010).

De fato, hipnotizadas... (foto: Cleverton Silva, 2010).

Ao final, a cravista convidou todos os presentes a se aproximarem do cravo para conhecê-lo de perto, num surpreendente momento de interação entre artistas, o instrumento e o público. A bela apresentação foi uma das três previstas aqui em Sergipe. Hoje, dia 15, o quinteto se apresenta na Biblioteca Epifânio Dórea, em Aracaju; e amanhã, dia 16, na Sofise, na Rua São Cristóvão, também em Aracaju, às 20h.

Vale lembrar ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) empenha recursos em recuperação de monumentos históricos, a exemplo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, e que o Circuito BNDES Música Brasilis é uma forma de valorizar ainda mais as construções históricas através da música, que é um patrimônio cultural imaterial.

Nota: a organização do evento e o público presente estão de parabéns, pois mesmo num momento tão delicado para a cidade, nenhuma das partes decepcionaram. A população demonstrou amor pela arte e compareceu em massa na Igreja para prestigiar o evento e afugentar o medo e a insegurança das fortes chuvas que assolaram a cidade nos últimos dias (acompanhe algumas imagens dos estragos da chuva no blog Coisas de São Cristóvão). A música alimentou a alma sancristovense.

Veja mais algumas fotos do evento (fotos: Cleverton Silva, 2010):

Durante a apresentação, com Rosana ao fundo.

A Casa (de Deus) estava cheia.

Rosana explica como funciona o Cravo...

... e convida a menina, que surpreende a todos ao tocar.

Cleverton Silva

2 comentários:

  1. Adorei tocar para as crianças em São Cristovão! E estou fazendo campanha para que a cidade se torne Patrimônio da Humanidade!
    Rosana Lanzelotte

    ResponderExcluir
  2. Rosana, ficamos felizes em saber que gostou tanto da experiência de tocar aqui e agradecemos muito a força que você está dando para que Sergipe consiga o título de Patrimônio da Humanidade para a Praça São Francisco. Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir