domingo, 1 de novembro de 2009

HQ Festival 2009: fãs dos quadrinhos celebraram a 5ª Edição em Aracaju

Eu, fã de Dragon Ball, ao lado de Mr. Satan. Festival bom é assim: até o blogueiro se envolve com a notícia (Foto: Johnny Cage¹, 2009).

Os dias 31 de outubro e 1 de novembro de 2009 foram muito especiais para as HQs (Histórias em Quadrinhos) em Sergipe, pois a data marcou o retorno do 5º Festival de Quadrinhos de Sergipe (HQ Festival 2009), que não acontecia desde 2007. O grande palco da celebração ao universo dos quadrinhos foi a Biblioteca Pública Epifânio Dórea, no Bairro 13 de julho, em Aracaju. O festival repetiu o sucesso das edições anteriores com a perseverança da equipe organizadora formada pela Divisão Brasileira de Artes (DB Artes), o artista Eduardo Cardenas, vários colaboradores e uma vasta programação que envolvia estandes de hqs, exibições de desenhos animados, convidados especiais, desafios de cosplays, RPG, quizz, oficinas de desenho, karaokês, bandas de música e outras atividades.

Neste ano, os convidados especiais do evento foram Renato Guedes, com 30 anos de idade, 7 de carreira na DC Comics e uma vasta experiência no mercado americano de hqs; Douglas Quintas Reis, Diretor da Editora Devir, especializada em publicações de RPG e hqs de luxo; e a Professora Dra. Valéria Bari, estudiosa de histórias em quadrinhos lotada no Departamento de Biblioteconomia da UFS. Através de mesas redondas nos dias do evento, os convidados interagiram com o público, que tiravam as dúvidas sobre aspectos da produção, comercialização e os estudos sobre a arte sequencial, sendo estes momentos de uma rica discusão envolvendo um produtor, editor, uma estudiosa e consumidores das hqs.


Mesa Redonda com os convidados: hora de interagir e discutir quadrinhos (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Em relação ao público, a consolidação do evento com a realização da 5ª edição demonstra um forte potencial de atração, inclusive para o público mais jovem, que vai ocupando o lugar deixado pelos veteranos e veteranas dos primeiros eventos de animes e das primeiras edições do HQ Festival, no início desta década. Em plena era da internet banda larga, das redes sociais como Orkut, Twitter, MSN e outras, os bons e velhos eventos congregam fãs de várias idades, pais que acompanham filhos e filhas, proporcionando muita diversão a quem prestigia.


"Miau" (Foto: Cleverton Silva, 2009).

A cada ano, os participantes dos eventos de cosplays surpreendem ainda mais, pois trabalham arduamente para se vestirem como os seus personagens favoritos. Para os/as cosplayers, pessoas que se fantasiam de personagens, não conta apenas a vestimenta, a interpretação também tem que ter qualidade. Os festivais de hqs e eventos afins ganham muito com estes componentes.

Não são espantalhos, são personagens de 9 - A Salvação, nova animação de Tim Burton, ainda em cartaz (Foto: Cleverton Silva, 2009).

O inesquecível Coringa, interpretado por Heath Ledger, também foi homenageado (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Vanessa, de The King of Fighters, dá uma pausa na pancadaria e posa para a foto (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Festival de HQs que se preze não pode deixar de ter comercialização de HQs e artigos afins. Por este motivo, o HQ Festival não decepcionou no quesito estandes. Compostos por sebos, loja de camisas, figuras de ação (bonecos), chaveiros, jogos, caricaturistas, fanzines e publicações de grandes editoras, os estandes chamavam a atenção e ajudavam os fãs a matar o tempo em momentos ociosos da programação. De Sergipe ou de outros Estados, os estandes eram montados por fãs que negociam parte dos seus acervos ou produzem as próprias histórias, lojas de Aracaju e até estúdios de HQs.

Paulo Roberto (sentado) com participante do evento, num momento de pechincha e um bom papo sobre HQs (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Equipe do Aurora Estúdios, de Salvador-BA, divulgando o selo Aurora Comics, um trabalho promissor (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Até agora, leitores e leitoras deste blog devem estar se perguntando: E São Cristóvão, o que tem a ver com isto? Realizado desde 2003, o HQ Festival atrai um considerável público do Eduardo Gomes, colecionadores de hqs há anos e realizadores do único evento dedicado a animes e mangás no conjunto, no Bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, o I ECAJE (Encontro de Animes e Mangás do Eduardo Gomes). De São Cristóvão, quem também prestigiou o evento foi o artista Gladston Barroso, formado em Artes Visuais pela UFS (Universidade Federal de Sergipe) e autor de belos trabalhos (veja alguns trabalhos clicando no nome).

O HQ Festival vai deixar saudades, mas tudo indica que ano que vem tem mais. Parabéns a toda a equipe! Saiba mais sobre o evento pelo site oficial: http://www.hqfestival.com/

Cleverton Silva

¹ Foi com este nome que identificaram o fotógrafo, já que o blogueiro foi à gandaia para sair na foto com o maior lutador do universo e esqueceu de perguntar o nome dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário