sexta-feira, 27 de novembro de 2009

SEED Realizou o III Encontro Estadual de Educação Patrimonial em São Cristóvão

Abertura do evento no templo principal do Convento São Francisco (foto: Cleverton Silva, 2009).

Durante todo o dia 26 de novembro (quinta-feira), professores, alunos convidados e a equipe organizadora participaram do III Encontro de Educação Patrimonial da TV Escola, iniciativa que é fruto de um trabalho entre entidades públicas e privadas, que teve como objetivo a produção de conteúdos audio-visuais abordando a educação patrimonial e sua interface com diversidade cultural de várias localidades de Sergipe. Todo o material foi produzido durante a realização projeto TV Escola com professoras e alunos de escolas da rede estadual parceiras.

O evento, ocorrido no Convento São Francisco, ilustra bem o momento favorável pelo qual passa a Praça São Francisco, pois figura como candidata a Patrimônio da Humanidade e abrilhantou ainda mais o evento. Além de toda a equipe de organização, liderada pela professora Rita Barbosa, Coordenadora da TV Escola em Sergipe, o encontro contou ainda com a presença de Terezinha Oliva (IPHAN), membros da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, da Sub-Secretaria de Estado do Patrimônio Cultural (Sub-Pac) e da professora Simone São Tiago, convidada representante da TV Educativa.

Terezinha Oliva, atual Superintendente da 8ª Região do IPHAN (foto: Cleverton Silva, 2009).

Após a abertura, Simone São Tiago palestrou sobre os novos olhares sobre a educação patrimonial, exemplificando um trabalho de educação patrimonial envolvendo a passagem do naturalista Charles Darwin por cidades do Rio de Janeiro no século XIX. Logo após, seguiu-se apresentação do Grupo de Teatro Loucos por Loucos, da cidade de São Cristóvão, numa apresentação que contou um pouco da história da cidade e das personalidades que enriquecem a cultura popular de São Cristóvão através do folclore, a exemplo de "Seu Rindu", Jorge do Estandarte, Dona Biu (já falecida), Mestre Satu e muitos outros.

Grupo Loucos por Loucos encantou o público com simpatia e talento (foto: Cleverton Silva, 2009).

Em seguida, o público participante dividiu-se em vários grupos para socializar as experiências e vídeos em vários municípios sergipanos, abordando diversos temas e aspectos. Ao fim das apresentações, os vídeos possibilitaram a obtenção de novos conhecimentos. Grupos folclóricos, pessoas, monumentos e tradições demonstraram toda a diversidade cultural de Sergipe.

Um dos grupos de socialização acompanha atentamente os vídeos (foto: Cleverton Silva, 2009).

Ao final do evento, a Coordenadora do TV Escola em Sergipe, Rita Barbosa, ressaltou a necessidade de realizar encontros cada vez melhores e agradeceu aos participantes. Antes de encerrar, a organização cedeu espaço para a Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade informar sobre a ampla campanha deflagrada em favor do título concedido pela UNESCO, reforçando as palavras de Maira Ielena Nascimento, do Sub-Pac, que havia falado a respeito do trabalho da sub-secretaria na candidatura da Praça São Francisco ao título.

Saiba mais no site da SEED.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário