sábado, 14 de novembro de 2009

Realizada a 5ª Edição do Ciclo de Palestras São Cristóvão: Conhecendo Nossa História

Momento da Palestra "Rio Paramopama: problemas, potencialidades e soluções" (Foto: Gladston Barroso, 2009).

Como um dos recursos naturais mais importantes para a população sancristovense, o rio Paramopama foi o tema abordado na 5ª edição do Ciclo de Palestras "São Cristóvão: Conhecendo Nossa História", que é fruto de uma parceria entre a Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, Secretaria Municipal de Educação e outras organizações parceiras. Para a obtenção do título de Patrimônio da Humanidade, a UNESCO demandou melhorias no Paramopama, corroborando com a necessidade de conservá-lo (trabalhar com a preservação e possibilitar o uso humano).

Tendo sido objeto de alguns estudos acadêmicos, o rio Paramopama carece de mais cuidados e levantamento de informações, além de uma maior inserção em discussões nas escolas, Colônia de Pescadores Z2, órgãos públicos, casas de família, entidades da sociedade civil, em toda a sociedade sancristovense, enfim. Diante de dezenas de professores, professoras e outras pessoas da comunidade, foi explicada parte da história e da realidade socioambiental do rio Paramopama, que sofre com a poluição urbana, com lixo e esgotos, e rural, com assoreamento, desmatamento e poluição com agrotóxicos, mas que ainda alimenta milhares de habitantes da histórica cidade, especialmente pescadores, marisqueiras e suas famílias.

Público atento durante a palestra (Foto: Gladston Barroso, 2009).

Que a 5ª palestra do ciclo tenha contribuído para despertar ainda mais a sociedade sancristovense para conhecer e cuidar ainda mais de um patrimônio que é seu: o rio Paramopama. Continuem acompanhando as ações da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da humanidade por aqui e pelo blog Cicerone de São Cristóvão. Para mais informações sobre a palestra, acesse o blog Coisas de São Cristóvão.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário