sábado, 28 de novembro de 2009

Renantique Canta e Encanta Sancristovenses na Igreja Senhor dos Passos

Cenário sacro + boa música = espetáculo (foto: Cleverton Silva, 2009).

Na noite desta sexta-feira, 27 de novembro, a Igreja Senhor dos Passos, parte do conjunto arquitetônico da Ordem Carmelita, recebeu apresentação do Renantique, grupo de música antiga criado em 1996. A apresentação foi a primeira do Projeto Música na Igreja, dentro da campanha "São Cristóvão, Berço de Sergipe, Patrimônio da Humanidade", numa série que passará por outras igrejas de São Cristóvão e por Laranjeiras, durante o seu encontro cultural, em janeiro. A série de eventos está sendo promovida pela Sub-Secretaria de Estado do Patrimônio Cultural (Sub-Pac), vinculado à Secretaria de Estado da Casa Civil.

Marcado pelo ambiente barroco, o evento contou com a presença de algumas famílias, frades, religiosos e religiosas carmelitas e admiradores de música erudita. Entre alguns presentes, estavam Thiago Fragata, Diretor do Museu Histórico de Sergipe; Frei Sormani, Prior do Convento dos Carmelitas; Oliveira Junior, Secretário de Estado da Casa Civil, entre outros.

Secretário Oliveira Júnior e integrantes do Renantique, ao final do evento (foto: Cleverton Silva, 2009).

Com um repertório musical que remete aos séculos XII até releituras dos dias atuais, o Renantique mais uma vez encantou o público presente, envolvido pela boa música e pela riqueza artística da Igreja Senhor dos Passos, entremeando musicalidade e história, frutos de dedicada pesquisa. O grupo de música antiga já é conhecido em São Cristóvão, tendo se apresentado no 33º FASC, Festival de Arte de São Cristóvão, em 2005, e em outras ocasiões. A próxima apresentação está prevista na Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Pardos, em São Cristóvão, em data a ser definida.

Para maiores informações, envie e-mail para:
subpac@subpac.se.gov.br ou
renantique@infonet.com.br

Veja mais algumas fotos do evento (fotos: Cleverton Silva, 2009):

Público sempre atento.

Frei Sormani e frade carmelita prestigiam o evento.

Ouvir o Renantique é um programa para toda a família.

Renantique durante a apresentação.

Apresentação dos instrumentos após a exibição.

Thiago Fragata, sua esposa Eliene e filho, Thiaguinho. Abaixo, Sérgio Alex.

Boa música faz bem à melhor idade.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário