segunda-feira, 1 de março de 2010

Festa de Passos 2010: Procissão do Encontro

Domingo, 28 de fevereiro de 2010, foi o dia da Procisssão do Encontro, momento que finaliza a Festa de Passos e que movimenta ainda mais a histórica cidade. Durante a festa, as praças São Francisco, do Carmo e Getúlio Vargas (da Matriz), assim como as ruas da acrópole (parte alta da cidade) receberam centenas de milhares de pessoas. São Cristóvão mais uma vez voltou-se para as imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, em reverência, empatia e fé.

Como sempre, as ruas completamente lotadas.

Como já é tradicional, os políticos marcam forte presença: no destaque, o Governador Marcelo Deda; à sua esquerda, Dep. Wanderlê Correia; Cláudio do Sanclau, Vice-Prefeito, à direita do Governador.

Uma senhora acena para o Governador Marcelo Deda, e ele retribui da janela do primeiro andar do Museu Histórico de Sergipe (no canto superior direito).

Ao centro, Dep. Francisco Gualberto, Líder do governo Deda na Assembleia Legislativa de Sergipe; ao lado, Betão, liderança local.

Zé Menino, que há quase duas décadas oferece água aos romeiros, agradece ao Senhor dos Passos por uma graça alcançada.

Maira, Coordenadora do escritório do Sub-Pac em São Cristóvão, ao lado do Sub-Secretário de Estado do Patrimônio Cultural, Luiz Alberto dos Santos, estavam na Festa de Passos divulgando a Campanha da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade.

Na Igreja Senhor dos Passos, a imagem de Nossa Senhora das Dores é contemplada e preparada para a Procissão do Encontro.

Ainda na Igreja Senhor dos Passos, uma menina contempla e fotografa o altar-mor. Uma cena interessante.

Inicia-se a Procissão do Encontro, com a Nossa Senhora das Dores em seu andor.

Fiéis seguem com a Virgem para o momento do Encontro, na Praça São Francisco.

Na Praça São Francisco, todos saúdam a Mãe Dolorosa...

Que vai ao encontro do filho martirizado.

A Verônica canta em lamento.

As imagens seguem de volta ao Convento Carmelita.

A Praça São Francisco, um palco das manifestações culturais sancristovenses...

Completamente tomada por fiéis.

A mais bela foto da Festa de Passos, um momento extremamente emocionante. A Verônica olha encantada para uma criança, que ingenuamente junta as mãos para rezar diante dela.

Nota: o momento desta última foto não é encenação. Enquanto buscava um bom ângulo para captar o Senhor dos Passos, vi o olhar emocionado da jovem que interpreta a Verônica, conquistada pela inocência da criança, confesso que fui às lágrimas, mesmo não sendo católico, tomado por uma emoção rara, a registrar um momento de extrema beleza. A Procissão seguiu em direção à Igreja Matriz, em seguida para o Largo Senhor dos Passos, no Convento Carmelita, onde se encerrou, marcando vidas eternamente.

Simplesmente inesquecível...

... mas aguardem, o ciclo antes da Semana Santa ainda continua com a Procissão do Fogaréu e a encenação da Paixão de Cristo. Breve, mais notícias. E o blog Por São Cristóvão já supera as mil visitas. Obrigado e continuem acompanhando este blog.

Cleverton Silva

Um comentário: