segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Professor da UFS Apresenta Resultados de Pesquisa sobre a Praça São Francisco

O evento foi coordenado pelo professor do Departamento de História (DHI) da UFS, Claudefranklin Santos (foto: Cleverton Silva, 2009).

No último sábado, dia 28 de novembro, o auditório do Meseu de Arte Sacra de São Cristóvão sediou a visita técnica de alunos do 1º Período do Curso de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Sob a coordenação do professor Claudefranklin Santos, o evento teve por objetivo a divulgação oficial da pesquisa de opinião "A Praça São Francisco é do Povo", realizada pelo professor e 18 alunos de História da UFS junto à comunidade do entorno da Praça São Francisco, centro histórico, no dia 4 de julho. A pesquisa contou com apoio da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade auxiliando na coleta das opiniões na comunidade e a consultoria de Thiago Fragata, coordenador da comissão.

Explanação de Thiago Fragata sobre a candidatura da Praça São Francisco (foto: Cleverton Silva, 2009).

O evento contou com o apoio da Sub-Secretaria de Estado do Patrimônio Cultural (Sub-Pac) e a Comissão Pró-Candidatura. No primeiro momento, Thiago Fragata explanou para os alunos presentes, que não haviam participado da pesquisa apresentada, sobre a candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, ressaltando dos seus precedentes, através da Lista Tentativa, procedimento utilizado em 1996 por Luiz Fernando Ribeiro Soutelo, atual membro do Conselho Estadual de Cultura, para que o Convento São Francisco fosse elevado à categoria de Patrimônio da Humanidade.

Apesar da iniciativa de Soutelo não ter tido êxito, Thiago ressaltou que esta foi uma importante contribuição com a elaboração da proposta de inscrição da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade, apresentada em 2005, que teve artigo do próprio Soutelo sobre o conjunto arquitetônico franciscano publicado. Thiago mencionou ainda a ampla mobilização da sociedade e a parceria com o Governo de Sergipe e a Prefeitura de São Cristóvão em torno da causa, ocorrida de 2008 até os dias atuais.

Em seguida, Maira Ielena Nascimento, do Sub-Pac, palestrou detalhando as ações da sub-secretaria em torno da candidatura da praça e algumas dificuldades que a sua equipe tem enfrentado, como a resistência e o desconhecimento de algumas pessoas da comunidade em relação ao pleito da cidade junto à UNESCO. Maira terminou destacando a necessidade de mobilização e um clima de otimismo para a candidatura da praça. Logo após, Vânia Correia, também do Sub-Pac, relatou um trabalho realizado com os alunos da Escola Estadual Professor Manoel dos Passos de Oliveira Teles, no centro da cidade, que realizaram encenações e apresentaram trabalhos explorando o tema da candidatura da praça.

Maira, durante a explanação (foto: Cleverton Silva, 2009).

Finalizando o evento, o professor Claudefranklin apresentou as estatísticas geradas pela pesquisa e relatou toda a metodologia. Reafirmando que 55% da população entrevistada no dia 4 de julho, dado anteriormente divulgado em matéria da Infonet, o professor relatou ainda fatores externos à pesquisa que influenciaram negativamente na auto-estima da população, a exemplo de dois assassinatos que repercutiram na comunidade no dia da pesquisa, além de revelar um dado que se destacou na pesquisa: a desconfiança da população em relação aos representantes do poder público local. Porém, analisando os dados e comparando com o momento atual, o professor concluiu que há uma necessidade de a UFS se engajar mais na campanha da Praça São Francisco e que desde a realização da pesquisa, as ações tem sido ampliadas, podendo ter elevado o número de pessoas cientes da candidatura.

Encerrado o evento, todo o grupo seguiu para uma visita ao Museu de Arte Sacra e o Museu Histíco de Sergipe e depois para o Terminal Turístico-Ecológico, conhecido como Catamarã, para almoçar e partir com a sensação de dever cumprido.

Nota: ao chegar ao Catamarã, notou-se a reforma do atracadouro, que esteve abandonado e inutilizado nos últimos anos. Em alguns dias, o Catamarã terá uma matéria aqui no blog. Segue uma foto abaixo:

Reforma do atracadouro do Catamarã é uma importante iniciativa e uma grata surpresa (foto: Cleverton Silva, 2009).

Cleverton Silva

Um comentário: