quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Recursos Hídricos: Boas Notícias para o Rio Vaza-Barris

Rio Vaza-Barris é um patrimônio natural da Bahia e de Sergipe (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Na manhã de hoje, 25 de novembro, a Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), vinculada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SEMARH), promoveu a consulta pública de apreciação da avaliação ambiental preliminar do Programa Águas de Sergipe no auditório da Codise. O Águas de Sergipe é um programa de investimentos em conservação dos recursos hídricos em Sergipe. Inicialmente, o programa irá abranger apenas a Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, que tem por afluente o rio Poxim. Ou seja, São Cristóvão também está contemplada no programa através da barragem do Poxim e melhorias na estação de coleta e transporte de resíduos do Conjunto Eduardo Gomes.

Ailton Rocha, da SRH, na condução da Consulta Pública do Programa Águas de Sergipe (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Além desta boa notícia, após o final do evento, o Superintendente da SRH, Ailton Francisco da Rocha comunicou a mim e a um servidor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Cristóvão a intenção de promover uma reunião para a formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Vaza-Barris, que deverá ter representantes tanto de Sergipe quanto da Bahia, já que o rio Vaza-Barris percorre territórios dos dois Estados. Ainda não há detalhes, mas acredita-se que a reunião será em dezembro caso ocorra.

Cleverton Silva

3 comentários:

  1. Cleverton, Bom Dia!
    Em primeiro lugar quero lhe parabenizar pela excelente qualidade informativa do site. Estou realizando um trabalho sobre as Bacias Hidrogáficas de Sergipe no Plano Diretor das Bacias Hidrográficas de Sergipe. Trata-se especialmente de identificar a dinâmica social nas bacias do estado de Sergipe. Tenho feito pesquisas na rede mas encontro poucas informações sobre as organizações govermentais que atuam nas bacias do Vaza Barris, São Francisco e Real. Gostaria, se possível saber informações sobre estas bacias, por exemplo quais os sites em que posso encontrar tais informações. Se não for pedir demais, vc teria como me ajudar?
    Desde já agradeço sua atenção e mais uma vez, parabens pelo site!
    atenciosamente
    Dea Ferreira

    ResponderExcluir
  2. Cleverton, bom dia!
    Parabens pela excelente qualidade do site. gostaria de manter contato com vc para falar sobre a bacia hidrográfica do Vaza Barris. É possível?
    desde já grata pela atenção e mais uma vez parabens pelo site.
    atenciosamente,
    Dea Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Cara Dea, Muito obrigado pelos elogios. Fico feliz ao ver o quanto este blog está me ajudando a socializar ações, travar discussões e contribuir para mostrar o quanto a nossa querida São Cristóvão é bela. Por frequentar algumas reuniões, tenho algumas informações que a SRH nos passa durante elas, mas o ideal é você começar pelo portal da SRH no link abaixo: http://www.semarh.se.gov.br/srh/

    Lá mesmo há o link para você buscar informações diretamente com os técnicos da SRH para obter todas as informações:
    http://www.semarh.se.gov.br/srh/modules/liaise/?form_id=2

    Estou à disposição, Dea. Entre em contato comigo pelo e-mail: clevertonsilva@gmail.com
    e te ajudarei no que puder.

    ResponderExcluir