terça-feira, 10 de novembro de 2009

São Cristóvão e suas belezas: da ESPN para todo o Brasil

Equipe do ESPN Brasil entrevista o historiador Thiago Fragata na Praça São Francisco (Foto: Cleverton Silva, 2009).

No dia 2 de novembro, as equipes das Caravanas da Cultura e da Música estiveram em São Cristóvão produzindo uma matéria sobre a cidade, com todo a sua riqueza expressa no patrimônio cultural material e imaterial. A reportagem em São Cristóvão foi uma das matérias referentes a Sergipe, que sediou o 2º Fórum da Caravana do Esporte e da Caravana da Música, realizado no resort Starfish, município de Barra dos Coqueiros. As caravanas surgiram de uma parceria entre a ESPN Brasil, organizações da sociedade civil, artistas e esportistas.

Seu Rindu e Val compartilham os seus saberes com a equipe da Caravana (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Em São Cristóvão, a equipe fez tomadas de imagens em vários locais da cidade, como a Igreja Nossa Sra. do Rosário, Praça São Francisco, Convento do Carmo, Ladeira Porto da Banca, rio Paramopama e Colina São Gonçalo, onde está o Monumento a Cristo Redentor. A equipe colheu também os depoimentos de Cleverton Silva (editor deste blog e membro da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade), Thiago Fragata (historiador, Coordenador da Comissão Pró-Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade e Diretor do Museu Histórico de Sergipe), Val (músico e tocador das Caceteiras de Rindu) e Seu Rindu (mestre da cultura popular em São Cristóvão, coordenador das Caceteiras de Rindu, Chegança e colaborador em outros grupos folclóricos).

A equipe das caravanas combina o local para a tomada de imagens (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Ao final das gravações, ficou combinada entre a equipe da ESPN e o Grupo Caceteiras de Rindu uma apresentação do grupo folclórico para a tomada de imagens no dia 4, pois não foi possível mobilizar os(as) brincantes em pleno feriado de Dia de Finados. Além da apresentação para a matéria, a Caceteira de Rindu também fez uma apresentação na abertura do 2º Fórum, abrilhantando a abertura do evento na sexta-feira (6-11-2009).

A dedicada equipe durante os preparativos da matéria da esquerda para a direita: Juliana (ao fundo), Gustavo, Adriana Saldanha e Seninha (Foto: Cleverton Silva, 2009).

As matérias e vídeos já estão no blog das Caravanas e irão ao ar na noite de 29 de novembro, a partir das 18h. Saiba mais sobre o 2º Fórum da Caravana do Esporte e da Caravana da Música. O link do blog é:

http://espnbrasil.terra.com.br/caravanadoesporte

Cleverton Silva



Um comentário:

  1. Isso aí a cidade sendoo divulagada pro país, muito interessante..Parabénss!

    ResponderExcluir