terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória Passa por Restauração

Vista exterior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória antes da reforma (foto: Cleverton Silva, 2008).

Após a comemoração dos seus 400 anos em 2008, a Paróquia Nossa Senhora da Vitória ganhou neste ano de 2009 uma ampla reforma da sua sede, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória, sendo empenhados recursos oriundos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As reformas prosseguem e demonstram a importância de se conservar os bens patrimoniais, sejam materiais ou imeteriais, oportunizando também o aprendizado de estudantes dos vários níveis de ensino, turistas ou da própria comunidade, que pode entender um pouco do trabalho dos restauradores e seus dons artísticos, desde que o local de trabalho e a equipe estejam em condições de receber os visitantes.

Nave central da Igreja Matriz, ao fundo o altar-mor (foto: Cleverton Silva, 2009).

Na parte externa, atualmente a Igreja Matriz recebeu boa parte da pintura, restando apenas o frontispício, que é a fachada frontal do templo. Internamente, a igreja está recebendo reparos na pintura e restauro de algumas peças como o altar-mor. Acredita-se que os trabalhos ainda levarão alguns meses para serem finalizados, mas a equipe de restauradores está atuando com zelo nas obras.

Márcio, que é restaurador, morador e paroquiano também integra a equipe de restauração (foto: Cleverton Silva, 2009).

Equipe encontra pintura antiga, comprovando que a reforma anterior não respeitou aspectos originais da pintura da igreja (foto: Cleverton Silva, 2009).

Mãos habilidosas de Márcio, que tem a arte como ofício (foto: Cleverton Silva, 2009).

Cleverton Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário