terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Novas Imagens das Obras e Tubulação da Praça São Francisco

Parte intacta da misteriosa tubulação feita de tijolos encontrada na Praça São Francisco (Foto: Cleverton Silva, 2009).

Enquanto abrem-se as valas para receber as fiações terrestres na Praça São Francisco, a misteriosa tubulação encontrada na última semana intriga estudiosos e a população. Embora as dimensões da tubulação não possibilitem o deslocamento de pessoas por dentro dela, esta descoberta corresponde, de certa forma, aos boatos sobre a existência de "túneis". Porém, a versão recorrente na comunidade para a existência dos túneis seria a ligação entre igrejas e locais escondidos, servindo como rotas de fuga, estratégia atribuída aos jesuítas para não perder riquezas e garantir a própria segurança.

Estudiosos já se debruçam em documentos para encontrar uma explicação sobre esta antiga obra, pois no momento apenas especulam se tratar de uma obra sanitária relacionada ao antigo Palácio Provincial, prédio que hoje abriga o Museu Histórico de Sergipe. Até agora, o que se pode concluir a esse respeito é a qualidade da obra da antiga tubulação, que existente há décadas, ou talvez séculos, resistiu até mesmo ao trânsito de caminhões e ônibus coletivos, que circulavam na praça até o início das obras de fiação terrestre. Ainda há muito o que se pesquisar e esclarecer sobre o assunto.

Veja mais fotos da tubulação e das obras (fotos: Cleverton Silva, 2009):

Vala com cerca de 2 metros de altura para expor tubulação e possibilitar os trabalhos.

Operários trabalham na instalação das caixas de concreto para receber a fiação na Rua Ivo do Prado, que dá acesso à Praça São Francisco.

Outra equipe de operários escava para colocação dos tubos da fiação.

Detalhe da caixa de concreto durante a construção.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário