domingo, 6 de dezembro de 2009

Renantique fez Segunda Apresentação em São Cristóvão

Maira Ielena, coordenadora do escritório do Sub-Pac em São Cristóvão abre a segunda noite de apresentações do Renantique (foto: Cleverton Silva, 2009).

Na noite de sexta-feira (4-12), o Renantique voltou a brindar a comunidade sancristovense com a sua agradável música, capaz de atrair a todos os públicos, na Igreja do Convento do Carmo. A segunda noite de apresentações do Projeto Música na Igreja, oferecida pela Secretaria de Estado da Casa Civil, através do Sub-Pac, reuniu um público ainda maior, quase lotando todos os assentos da igreja. O público estudantil, maioria do Colégio Estadual Elísio Carmelo, localizado na sede municipal, também prestigiou o evento.

O público estudantil prova que cultura não se resume a arrastões de trios elétricos e marca forte presença (foto: Cleverton Silva, 2009).

Apresentando canções populares, eruditas e religiosas, o Renantique não se limita apenas a executar as músicas, mas também dá um caráter de educação musical às suas apresentações, contextualizando cada uma das canções, relatando sobre o contexto socio-político do momento onde elas se originaram, despertando no público presente a compreensão de que a arte não está dissociada de sua época. A música que alegrava as Cortes de nobres europeus como Henrique VIII, na Inglaterra, ou que ressoava nas tavernas e ruas mediavais agora são revividas nas igrejas de São Cristóvão.

No intervalo entre as músicas, um momento para contar histórias (foto: Cleverton Silva, 2009).

Dentro do Projeto Música na Igreja, duas apresentações ainda estão previstas: uma no dia 11 de dezembro na Igreja Sagrado Coração de Jesus, em Laranjeiras (a 20km de Aracaju); e dia 18 de dezembro, na igreja do Convento São Francisco, de volta a São Cristóvão. Para mais informações, contate o Renantique: renantique@infonet.com.br ou o Sub-Pac: subpac@subpac.se.gov.br

Alguns integrantes do Renantique, durante a segunda apresentação do grupo no Projeto Música na Igreja (foto: Cleverton Silva, 2009).

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário