segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

São Cristóvão é Embelezada para Receber 2010

Coreto na Praça Getúlio Vargas, ao fundo a Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória e sobrado da Paróquia (foto: Cleverton Silva, 2009).
Sob a administração da Professora Aglaé D'Ávila Fontes, reconhecida pesquisadora da cultura popular, a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo de São Cristóvão promove uma série de eventos intitulada "Louvando a Natividade", aberto no dia 20-12 e encerrando-se com o aniversário da cidade, no dia 1 de janeiro (420 anos de fundação em 2010). Ocorrerão atividades tanto na sede municipal quanto no Conjunto Eduardo Gomes e no Rosa Elze, núcleos urbanos mais próximos a Aracaju que integram o território de São Cristóvão.

Presépio inaugurado no último domingo em frente à Igreja Nossa Senhora da Vitória (foto: Cleverton Silva, 2009).

Apesar de ter sido fundada numa data especial, conhecida como o dia da Confraternização Universal, a Cidade de São Cristóvão não organizava uma programação para comemorar a data. Porém, diante de um ano marcado pela estabilidade política, abalada em 2007 e 2008 com sucessivos escândalos envolvendo a administração municipal; e pelas obras que estão sendo executadas pelo Governo de Sergipe, especialmente aquelas que atendem às recomendações da UNESCO para a chancela de Patrimônio da Humanidade, 2010 promete ser um ano de recuperação da auto-estima e das esperanças da população em viver dias mais felizes e prósperos.

Diante da possibilidade de São Cristóvão passar a integrar a lista do patrimônio mundial da UNESCO, a população do município vive um momento muito importante e significativo, pois 2010 é a década que nos traz o centenário da superação de um terrível período de decadência desencadeado pela fundação e elevação da cidade de Aracaju ao patamar de Capital de Sergipe em 17 de março de 1855, que resultou no esvaziamento administrativo e socioeconômico de São Cristóvão e perdurou até meados da década de 1910. Há quase cem anos atrás, São Cristóvão descobriria nas indústrias têxteis a sua forma de retomar o desenvolvimento (clique aqui para saber mais).

O presépio é uma das principais reconstituições do nascimento de Jesus e marca o ciclo natalino (foto: Cleverton Silva, 2009).

Para ver toda a programação das comemorações natalinas da cidade, clique aqui.

Cleverton Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário