sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Alunos(as) do Colégio Paulo Sarasate Expõem a Candidatura da Praça São Francisco a Patrimônio da Humanidade

Maquete da Praça São Francisco desenvolvida por alunos da Equipe Eterna Capital (foto: Cleverton Silva, 2009).

Na tarde desta sexta-feira (11-12), corpo docente, diretoria e equipe, alunos e alunas do Colégio Estadual Paulo Sarasate, na Sede do município de São Cristóvão, se mobilizaram para realizarem a sua Gincana Cultural. Sob a coordenação da Professora Juliana e com o tema: "Praça São Francisco Patrimônio da Humanidade", os alunos das 7ª B (Eterna Capital), 7ª C (Velha Cap) e 8ª A (São Cristóvão Nossa Cidade) deram uma demonstração de esforço, criatividade, amor à cidade e aprendizado.

A Professora Juliana Freitas conduziu as atividades com grande empenho (foto: Cleverton Silva, 2009).

Com a apresentação de alunos representando grupos culturais, estandes, apresentações folclóricas, depoimentos de pessoas da comunidade, exposição de símbolos cívicos, cultura e turismo da cidade, a gincana proporcionou uma tarde que traduz muito o atual sentimento da comunidade frente ao desafio de ver a Praça São Francisco se tornar Patrimônio da Humanidade: o de participar ativamente e celebrar a querida terra.

Equipe Eterna Capital: "A praça é nossa!!!" (foto: Cleverton Silva, 2009).

Equipe São Cristóvão Nossa Cidade (foto: Cleverton Silva, 2009).

Equipe Velha Cap (foto: Cleverton Silva, 2009).

Embora a gincana tenha sido organizada em forma de competição, na qual a 8ª A conquistou mais pontos por suas tarefas, todas foram vencedoras, pois trocaram experiências e conhecimentos, pesquisaram, buscaram pessoas da comunidade para entenderem melhor a riquíssima herança cultural da cidade, expressa no seu patrimônio material e imaterial (folclore, crenças, danças, religiosidade, casarios, prédios, igrejas, etc). O Colégio Paulo Sarasate está de parabéns por levar um tema tão importante para Sergipe para dentro de seus muros, proporcionando a lúdica e o saber às crianças e adolescentes, que coletivamente aprendem e ensinam os sancristovenses a amarem cada vez mais o que é seu.

Acompanhe mais algumas fotos (Cleverton Silva, 2009):

Alunas ostentam belos sorrisos e a bandeira de São Cristóvão .

Aluna apresenta pontos turísticos de São Cristóvão, em momento de integração com visitantes.

O juri .

Alunas representam o Reisado, expressão folclórica do ciclo natalino.

A capoeira também foi lembrada.

Cleverton Silva


Um comentário: