sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Emsetur, Senac e Prefeitura Promoveram Capacitação em São Cristóvão

Alunos e alunas sancristovenses no último dia da capacitação (foto: Cleverton Silva, 2009).

O Programa Sergipe de Braços Abertos é uma ação de formação continuada de profissionais da área de turismo promovida pela Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em Sergipe. Após promover cursos em Aracaju, Emsetur, Senac e a Prefeitura de São Cristóvão firmaram parceria para levar o programa a São Cristóvão, destino turístico divulgado pela Emsetur e um dos mais importantes de Sergipe. Considerado como um projeto-piloto dentro do Programa Sergipe de Braços Abertos, o Curso de Excelência no Atendimento ao Turista teve duração de 30 horas e ocorreu entre os dias 10 e 23 de dezembro no Auditório Maria Thétis Nunes, do Museu Histórico de Sergipe.

Sob a orientação do Professor Paulo César, do Senac, os alunos e alunas viram como conteúdo temas como ética profissional e excelência na prestação de serviços, informações turísticas e técnicas e práticas de atendimento. O público beneficiado com a capacitação foi composto por alunos egressos do Projovem Trabalhador em São Cristóvão, servidores da Prefeitura de São Cristóvão, colaboradores da Escola e Lar Imaculada Conceição (ELIC), estagiários do Museu Histórico de Sergipe (MHS) e profissionais da área, todos residentes no município.

Da esquerda para a direita: Thiago Fragata, Paulo César, Aglaé Fontes e Cilene (foto: Cleverton Silva, 2009).

Durante o curso ficaram evidentes as possibilidades e limitações da atividade turística em Sergipe, a exemplo da necessidade de melhorar a qualidade na prestação de serviços já oferecidos na cadeia turística por parte dos profissionais, melhorias de infraestrutura em várias cidades com potencial turístico, a exploração das peculiaridades que identificam sergipe (a sergipanidade) para distinguir a oferta de Sergipe em relação a outros Estados e sobreviver à concorrência direta com Alagoas e Bahia, além do compromisso de desenvolver o turismo levando a sustentabilidade em consideração.

Edvaldo Fontes, do Senac Móvel, entrega o certificado à aluna Cida (foto: Cleverton Silva, 2009).

No dia 23 de dezembro, o encerramento do curso contou com as presenças da Secretária da Cultura e do Turismo de São Cristóvão, Aglaé Fontes; Cilene, Diretora de Turismo do município; Thiago Fragata, Diretor do Museu Histórico de Sergipe; Edvaldo Fontes, Coordenador do Senac Móvel e representante da Emsetur. Nas falas dos representantes destas instituições foram ressaltadas a importância desta parceria, a satisfação em ver todos os inscritos concluírem a capacitação, apresentando o menor índice de desistência entre as turmas já capacitadas, a importância do MHS como um espaço não apenas de visitação, mas também um espaço para acolher a comunidade.

Em seguida, houve também espaço para os formandos falarem, momento em que eles expressaram o agradecimento pelas oportunidades que se ampliam devido à capacitação, a expectativa e a necessidade de superar as limitações da atividade turística em São Cristóvão. Ressaltou-se ainda a criação de uma cooperativa de turismo no município, em plena fase de legalização, que possui 20 pessoas inscritas, em maioria jovens egressos do Projovem Trabalhador. O evento foi encerrado com a entrega dos certificados.

Wesley, estagiário do MHS, relatando sobre o curso (foto: Cleverton Silva, 2009).

Cleverton Silva (nota: eu também participei da capacitação).

2 comentários:

  1. Ótimo o seu espaço para tratar desses assunto Cleverton! Você dá uma força a mais para que essas realizações sejam possiveis! Parabéns!

    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do blog Cleverton, nossa paróquia agradece pelo link do site, e temos também blog
    www.nsvitoria.blogspot.com e facebook e perfil no orkut todos mantido pela Pastoral da Comunicação. Todos os dias temos a Hora da Ave Maria nos autofalantes do convento Saõ Francisco e se precisar divulgar algo pode entrar em contato conosco.

    avani@nsvitoria.com.br
    pnsvitoria@gmail.com
    rildo@nsvitoria.com.br

    ResponderExcluir